Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio poderá receber tecnologia 5G a partir da próxima segunda-feira, 27

sexta-feira | 24/02/2023

O Eusébio é um dos municípios do Ceará que poderá receber em breve a tecnologia 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a partir da próxima segunda-feira (27) as prestadoras já poderão solicitar o licenciamento e ativações de estações 5G em 18 municípios do Ceará, incluindo o Eusébio. A tecnologia já está disponível em alguns bairros de Fortaleza.

A Anatel informa que a liberação da faixa não significa que redes 5G serão instaladas de imediato nas localidades, mas vai depender do planejamento individual de cada prestadora. Somente 109 tipos de celulares foram certificados e homologados pela agência por executarem a nova geração de internet móvel de altíssima velocidade.

Já quem recebe as transmissões da TV Aberta através da antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências, já que a tecnologia 5G pode gerar distorção na transmissão do sinal para o objeto.

Por sua vez, os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Para tanto, é preciso realizar agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Além do Eusébio, as cidades que podem receber o 5G são as seguintes: Caucaia; Maracanaú; Maranguape; Pacatuba; Aquiraz; Pacajus; Cascavel; Horizonte; Trairi; São Gonçalo do Amarante; Itaitinga; Paracuru; Paraipaba; Guaiúba; Pindoretama; Chorozinho e São Luís do Curu. 

Imagem: Anatel