Eusébio prepara programação para a campanha Novembro Azul

segunda-feira | 04/11/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, inicia a campanha Novembro Azul, com uma série de atividades nos postos e saúde e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), voltadas para os homens. O objetivo é trabalhar a prevenção e o alerta sobre as diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata, que no ano passado atingiu 2.730 homens no Estado, sendo a segunda maior causa de mortes entre pessoas do sexo masculino no país.

No dia 29, deste mês, haverá a culminância das atividades com o II Torneio de Futsal Masculino Novembro Azul, com a participação dos servidores municipais. O objetivo é promover a socialização dos servidores e contribuir com a saúde dos mesmos. No dia 8 próximo será realizado um Congresso Técnico, a partir das 10 horas no CRAS Sede, com a presença dos representantes de cada secretaria e órgão público e os profissionais de educação física dos NASFs. Nesse encontro serão definidas as regras do torneio. O I Torneio Novembro Azul foi realizado em 2017, tendo sido conquistado pela equipe da Guarda Municipal, que venceu na final, por 3 gols a 2, a equipe da Secretaria de Educação.

No dia 29 haverá a abertura do evento com a fala das autoridades e uma palestra sobre a prevenção do Câncer de Próstata. Em seguida, será iniciada a disputa do Torneio de Futsal, que premiará com troféu e medalhas o primeiro lugar e com medalhas o segundo lugar.  A programação nos postos de saúde e demais órgãos públicos será divulgada posteriormente.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, as chances de um homem desenvolver a doença aumentam com o avançar da idade, mas outros fatores interferem, entre eles; o sobrepeso e obesidade, e o histórico de câncer na família, em pais e avós.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que as consultas periódicas são fundamentais para o diagnóstico precoce, o que pode salvar muitas vidas. Além disso, ele aconselha que os homens tenham uma alimentação saudável, pratiquem atividades esportivas e evitem o fumo e bebidas alcoólicas. “Um dos graves problemas que a Campanha Novembro Azul quer eliminar, é o preconceito entre os homens de buscarem atendimento médico”, enfatiza. Os sintomas que não aparecem na fase inicial do câncer costumam aparecer no estágio mais avançado da doença – dores nas costas, nas pernas e nos quadris – podem surgir em função da disseminação da patologia para os ossos. Mas há uma boa notícia, o câncer de próstata tem evolução lenta e em 90% dos casos os pacientes conseguem sobreviver, mas para isso é preciso diagnosticá-lo o mais breve possível.