Eusébio prepara vacinação contra covid-19 de adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades

segunda-feira | 14/06/2021
A vacina da Pfizer é a única entre as autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Eusébio dá início, nesta segunda-feira (14), aos preparativos para a vacinação contra Covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos, com comorbidades. Com esse objetivo, será realizada uma reunião as 14h com a coordenação do NAMME e da APAE/Eusébio, na Secretaria Municipal de Saúde, visando preparar toda a documentação dos adolescentes portadores de deficiências e comorbidades, assistidos por estas duas instituições.

Para o prefeito Acilon é fundamental mapear rapidamente os adolescentes portadores deficiência e com comorbidades, a partir de 12 anos de idade do Eusébio, para o mais breve possível esse grupo ser imunizado com a Vacina Pfizer, conforme foi autorizado pela ANVISA.

A Prefeitura de Eusébio reforça o pedido para que todo eusebiense realize seu cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria da Saúde do Estado, de modo a ser agilizada a vacinação da população geral, por faixa etária, no município. “Quem tiver dificuldades nesse cadastro, estamos mantendo nos locais de vacinação equipes de suporte técnico que poderá orientar como fazer, ou mesmo agilizar o cadastro das pessoas”, disse o prefeito Acilon.

Única para crianças

A vacina Pfizer é a única entre as autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos. O uso do imunizante da farmacêutica em adolescentes entre 12 e 15 anos já é permitido nos Estados Unidos desde o dia 10 de maio. Na Europa, por sua vez, a Agência Europeia de Medicamentos liberou a aplicação da dose em maiores de 12 anos depois que a farmacêutica apresentou dados de um estudo com cerca de 2.000 adolescentes, cujo resultado demonstrou segurança e eficácia da vacina.

A vacina da Pfizer contra o novo coronavírus foi a primeira a receber o registro definitivo no Brasil, em fevereiro deste ano. Na última terça-feira (8), a Pfizer anunciou avanço nos testes da vacina contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos. Em crianças de seis meses a cinco anos, os testes da fase um ainda estão em andamento. Posteriormente, a Pfizer ainda considera avaliar a vacina para crianças com menos de seis meses.