Eusébio promove inclusão social ao abrir espaço para participação de deficientes e idosos na Paixão de Cristo 2019

terça-feira | 16/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a encenação da Paixão de Cristo 2019 com grande expectativa de público.  Como em anos anteriores, o espetáculo abre espaço para a inclusão social, demonstrando seu caráter democrático. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Leo Abreu, a cada ano são abertas as inscrições para que qualquer morador do município possa participar da encenação. “Recebemos inscrições de todos os bairros, entre elas, de pessoas com deficiência e de idosos”. frisa.

Neste ano o evento terá 11 pessoas com deficiência, oriundos do NAMME, sendo sete pessoas surdas, uma com deficiência física e duas com deficiência cognitiva. Segundo Elieuda do Vale, coordenadora do NAMME, a Paixão de Cristo, acaba sendo um evento de grande inclusão social que abre as portas para pessoas consideradas por muitos, incapazes, mas que demonstram o contrário em suas atuações. “Essa é uma ação muito abrangente e de grande impacto na vida dessas pessoas. Esse processo está em seu quarto ano. Eles gostam muito e passam o ano perguntando quase será o espetáculo. Eles participam dos ensaios e fazem suas marcações bem direitinho, prestando atenção nas orientações dadas,” disse.

Um dos participantes do NAMME, conhecido como Cacá, faz o papel do aleijado que é curado por Jesus. Os demais, participam do elenco de figurantes. Para facilitar a comunicação dos alunos especiais com a direção do espetáculo, o grupo é sempre acompanhado por uma professora de Libras nos ensaios, além de acompanhantes.

Neste ano, dez idosos também participam da Paixão de Cristo, com destaque para Dona Lourdinha, de 84 anos, a mais idosa, que é frequentadora da Casa do Idoso do Parque Havaí. Ela participa pelo quarto ano da encenação. Dois outros idosos também serão destaque na história deste ano: Dona Vera, que será uma das dançarinas do Rei Herodes e seu marido, Seu Damião, que será o fazendeiro na História do Filho Pródigo.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Paixão de Cristo de Eusébio tem como uma das suas características mais marcantes a democratização da arte, pois dela participam pessoas de todas as comunidades do município, de todas classes sociais, todas as idades, além de abrir espaço também para pessoas com deficiência. “Nosso propósito é de trabalhar cada vez mais a inclusão social e o combate ao preconceito, fazendo com que essas pessoas tenham maior aceitação na sociedade”, pontua.