Eusébio proporciona Saúde Bucal integral para 100% da população

segunda-feira | 10/11/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, implantou o Sistema Integral de Saúde Bucal no município, possibilitando que 100% da população tenham acesso aos equipamentos e serviços de atendimento básico e especializado. Mas o trabalho em saúde bucal é iniciado ainda mais cedo, de acordo com o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho. A partir dos seis anos de vida, a criança começa a receber na pré-escola e creches municipais um tratamento de prevenção com alimentação balanceada e cuidados essenciais para uma boa dentição.

Segundo o secretário Mário Lúcio, esse trabalho tem continuidade nas escolas municipais, com o Programa Saúde na Escola (PSE), onde o trabalho é realizado com alunos do 1º ao 9º ano, dando seguimento às ações de prevenção, cuidados com a higiene, tratamentos em busca da saúde bucal plena.

O Prefeito Júnior afirma que na atenção básica, o município conta com 15 equipes de Saúde Bucal. Cada uma é formada por, um cirurgião dentista, um auxiliar ou técnico em saúde bucal e um consultório odontológico, que ficam nos Postos de Saúde. “Nesses locais, os cidadãos podem fazer diversos serviços, tais como; a extração de dentes, remoção de tártaro, profilaxia, aplicação de flúor, podem receber diagnósticos, ações de prevenção a agravos atendimentos de urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com a fase clínica da instalação de próteses dentárias elementares”, destaca.

Além disso, o prefeito observa que as equipes de Saúde Bucal realizam o atendimento em domicílio, daqueles pacientes que têm dificuldades de descolamento até as Unidades de Saúde.

Completando o Sistema Municipal de Saúde Bucal, ele destaca que o Eusébio conta, desde 2005, conta com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do tipo 3, o de maior porte, com capacidade de atendimento/dia de 1.900 procedimentos, por mês. O CEO conta com 12 profissionais para atender as demandas vindas dos Postos de Saúde. A Unidade também realiza atendimentos de urgência das 16 às 21 horas, diariamente, com um profissional de plantão.

O secretário Mário Lúcio, por sua vez, destaca que o CEO-Eusébio realiza o atendimento de pacientes especiais através de três profissionais especializados para atender essa demanda. Outros procedimentos especializados feitos pelo CEO são: atendimento a pacientes da hemodiálise, traumatologia (referenciados pela UPA) e pacientes referenciados pelo Hospital Municipal.

O CEO conta, ainda, com uma Central de Estudos em Saúde Bucal, Sala de Prevenção, Sala de Esterilização e o Laboratório de Próteses Dentárias, que confecciona, em média, 120 peças parciais ou totais, por mês. O laboratório foi dividido em departamentos de montagem e de acrilização. Conta com um consultório e ainda sala de espera.