Eusébio quer imunizar 14 mil cães e gatos contra a raiva

terça-feira | 16/10/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando durante todo este mês de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação foi iniciada no dia 8 passado no bairro Jabuti. A meta, segundo o Secretário de Saúde, Mário Lúcio Martildes, é vacinar 14 mil animais, sendo 10 mil cães e 4 mil gatos.

Os trabalhos são realizados diariamente em cada localidade. Nesta terça-feira (16), a equipe de zoonoses encontra-se no bairro Coité, atendendo no Salão da Igreja Testemunha de Jeová, que fica na Rua Benjamin Constant.

O cronograma segue até o dia 1º de novembro, mas terá continuidade. Segundo o coordenador do Departamento de Endemias da Prefeitura, Iones Ferreira, o Eusébio tem até o dia 23 de dezembro para atingir a meta do de vacinar mais de 80% dos animais domésticos. “A adesão das pessoas está dentro da expectativa e acreditamos que vamos atingir a meta com folga,”, disse.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano. Ele observa que se o animal estiver debilitado, não deverá receber a vacina, “mas a situação será avaliada pela equipe no momento da vacinação. Quando o animal estiver restabelecimento, ele deverá ser levado ao setor de endemias para ser imunizado”, diz.

No ato da vacinação, o dono do animal deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

16/10: Coité (Salão Testemunha de Jeová), Rua Benjamin Constant

17/10: Guaribas (PSF e Escola)

18/10: Cauaçú (PSF e Escola São Miguel)