Eusébio quer se tornar a Cidade da Pizza no Ceará

quarta-feira | 22/05/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou nesta quarta-feira (22), na Câmara Municipal, o Pizza Fest Eusébio, festival e pizza italiana que acontecerá de 7 a 10 de julho próximo.  O lançamento contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, que destacou que o objetivo é tornar o Eusébio a cidade da Pizza no Ceará. Durante a programação do Festival, o ponto alto será o Campeonato Cearense de Pizza, que premiará as três melhores receitas que devem ser produzidas com insumos cearenses.

O secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu disse, que com certeza o evento vai trazer renda para os empreendedores do Eusébio e o reconhecimento do polo gastronômico do município. “Que o Pizza Fest se consolide no calendário do Eusébio e se torne um grande evento no Estado do Ceará.  A ideia é trazer para o município os empresários para que possam desenvolver aqui e potencializar o nosso setor gastronômico”, ressaltou.

O empresário italiano e criador do evento, Luciano Aceto, que é proprietário da empresa Pronto Pizza, localizada no município, disse que está há 7 anos morando no Estado, sendo três deles no Eusébio. “Pensei em realizar um evento que promovesse a Cidade e o setor de pizzas no Estado. Estou morando aqui no Eusébio e só tenho a agradecer a maravilhosa qualidade de vida do município. Eusébio é uma cidade maravilhosa e com certeza será também a cidade da pizza do Ceará. Queremos com esse festival valorizar os pizzaiolos. O Brasil é o segundo país do mundo onde mais se consome pizza – mais de 1,7 milhão, por dia. No Ceará, essa cultura vem se consolidando e queremos que esse Festival ampliar o consumo”, frisou.

O cônsul honorário da Itália no Ceará, Vitório Ghia, destacou que o evento vem aproximar. ainda mais. a comunidade italiana no Ceará, que hoje conta com mais de 9 mil pessoas. “O Brasil e o Ceará têm dado muitas oportunidades de negócios aos italianos e outros europeus. Diferente da Europa onde temos muitas dificuldades”, asseverou.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a grande satisfação de receber um evento desse porte; “o Campeonato Cearense de Pizza vai ser um marco para transformar o Eusébio na Cidade da Pizza no Ceará. Ao terminar o evento, devido o grande sucesso, que antecipo que terá, com certeza seremos reconhecidos como a Cidade da Pizza. Outras cidades podem até se candidatar, mas com certeza o Eusébio ganhará. Nossa cidade tem construído ao longo dos anos um polo gastronômico, que é bastante diversificado, com grande presença da cozinha italiana. Nese evento queremos também ampliar os investimentos de italianos em nossa cidade, por isso vamos abrir uma agenda para conversarmos”, pontuou.

Programação

No primeiro dia (07 de julho), acontecerá o Festival Infantil de Pizza Marguerita, quando 100 Crianças montarão pizzas margueritas na hora com produtos de alta qualidade. Animadores e brinquedos infláveis complementarão a festa das crianças que terá, ainda, a finalização com apresentação humorística.

No segundo dia (08 de Julho), teremos o Campeonato Cearense de Pizzaiolo, que deverá contar com representantes de 10 municípios cearenses. O ganhador será quem elaborar a mais gostosa pizza com ingredientes cearenses. A melhor receitas serão replicadas no dia da premiação. O dia será encerrado com apresentação musical.

As pizzas produzidas nesse dia, durante evento, serão apresentadas a uma comissão julgadora formada por oito jurados (dois professores de gastronomia, dois jornalistas de Gastronomia, o Cônsul italiano, o Prefeito do Eusébio e o Presidente Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará).

No terceiro dia (09 de Julho) acontecerá o Festival de Pizza Fit, que receberá on-line receitas de pizza fit que serão reproduzidas e avaliadas por comissão técnica dentro da fábrica da Pronto Pizza. Serão premiadas as três melhores receitas que serão replicadas no evento. O dia também será concluído com apresentação musical. Já no quarto e último dia (10 de Julho), data em que se comemora o Dia da Pizza no Brasil, acontecerá a divulgação das pizzas vencedoras, apresentação dos pizzaiolos premiados, premiação, palestra sobre futuro da pizza no Ceará, solenidade de encerramento e apresentação musical. O evento acontecerá no Galpão do Polo de Lazer Francisco Ivens Dias Branco.