Eusébio realiza 1a Mostra de Rádios Escolares

quinta-feira | 23/10/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, deu início nesta quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores, a 1a Mostra de Rádios Escolares de Eusébio. O projeto tem como objetivo incentivar o protagonismo infanto-juvenil, trabalhando a rádio como uma ferramenta pedagógica que trabalha a pesquisa, a leitura e o desenvolvimento da oralidade.

O evento contou com as presenças da secretária de Educação, Ivonilde dos Santos, do radialista Alano Maia, do cordelista Rouxinol do Rinaré, da coordenadora do Departamento de Apoio aos Estudantes, Maria do Carmo Bezerra, Lousane Dantas, da Editora Imep, diretores, coordenadores, professores e população em geral.

O evento foi aberto pela secretária de Educação, Ivonilde dos Santos, que destacou o empenho dos diretores, coordenadores, professores e dos alunos no projeto. “Esse trabalho vem possibilitando que os alunos aperfeiçoem a escrita e a leitura, como também melhorem a postura, e a desinibição”, observou.

A coordenadora do projeto, professora Rosélia, da Escola Neusa Freitas de Sá, destacou que a Radio Escola é um instrumento rico de cunho pedagógico, onde o aluno pode se apropriar desse instrumento para melhorar o seu nível de leitura e de pesquisa. “A Rádio pode trazer informações e entretenimento, debates, entrevistas e pesquisas. Essa variedade vem auxiliando os participantes a enriquecer o seu conhecimento e a oralidade e fazendo com que os que são mais tímidos percam o medo de falar em público.

Alguns demonstram mesmo vocação para a comunicação. Quem sabe, desse projeto ainda saiam grandes radialistas”, observou.O radialista Alano Maia parabenizou a prefeitura pelo projeto. Ele observou que desde criança tinha o pensamento em ser comunicador e aos 18 anos fez o curso de radialista. “Apesar de ser formado em Pedagogia, fiz minha carreira no Rádio e fico muito feliz quando me chamam para participar de eventos neste município, onde moro desde quando nasci”, frisou. Alano se colocou a disposição de trazer para o Eusébio um curso de radialista para que os alunos participem e possam exercer com mais propriedade a locução dos programas nas rádios escolares.

Em seguida as escolas fizeram apresentações dos seus projetos. Os alunos (locutores) mostraram como realizam seus programas nas rádios escolares. A primeira foi a Escola Neusa de Freitas Sá, com o Programa Voz da Juventude, pela Rádio Neusa MIX. O tema foi “Professores: Heróis do Saber”, com os alunos Karla Beatriz, Karla Eduarda e Victor Manoel.

A escola seguinte apresentou-se a Escola Elisbão Pio, com a Rádio FM Elisbão Pio, e o programa “Jovem de Atitude”. O tema foi Vírus Ebola, apresentado pelos alunos Jonathan Lemos e Geovana Gonçalves. A Escola Raul Tavares II, trouxe o tema “Literatura de Cordel”, no programa Ligado em Você, através da Rádio Escola Mundo Ritmos. O programa contou com a presença do cordelista Rouxinol do Rinaré (Antônio Barros da Silva).

Apresentaram-se, ainda, a Escola Eduardo Alves, com o tema “Direitos das Crianças e dos Adolescentes”, pela Rádio Edu.com, com os alunos Julia Castelo e Carlos Magno, na mixagem; Escola Erotildes Melo Lima, com o tema “Dengue”, através da Rádio Grilo Falante e os alunos Pâmela e Jennifer. Escola das Guaribas, com o tema ‘Água e o Meio Ambiente’, através do programa “Caminho pela Paz”.

E ainda: Escola do Autódromo, com o tema Meio Ambiente, pela Rádio Escola Unipaz, com os alunos Marcos William, Rian Vaz e Luiza Araújo; Raul Tavares I, com o tema ‘Drogas Não’, no programa ‘Unidos pela Paz’, pela Rádio Melodia, com os alunos Renan, Nathalia, Ketley; A Escola Mário Sales trouxe o tema “Cidadania”, no programa ‘A voz do Cidadão’, pela rádio MS MIX, com as aluna Kailane e Yasmim. Nesta quinta-feira a mostra terá continuidade com mais dez escolas apresentando seus trabalhos.