Eusébio realiza 1º Festival de Futsal para Surdos, Ouvintes e Pessoas com Deficiência Intelectual

quarta-feira | 06/12/2017

A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), Secretaria de Educação (Seduce) e Secretaria de Esportes (Sesport), realiza nesta quinta-feira (07), a partir das 8h30min, na Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, o 1º Festival de Futsal para Surdos, Ouvintes e Pessoas com Deficiência Intelectual do Eusébio. O torneio contará com a participação de seis equipes: NAMME, Escola Evandro Ayres de Moura; Maracanaú; Fortaleza; Redenção e Pacajus e tem como objetivo realizar uma integração e socialização dos participantes.

Segundo a diretora do NAMME, Elieuda do Vale, essa é mais uma atividade visando a inclusão do aluno com deficiência na sociedade; Observa que a ação também possibilita momentos de lazer e de atividades físicas. “Estamos realizando no Eusébio esse trabalho de inclusão, dando a esses alunos, ferramentas para que se desenvolvam e tenham autonomia em sua vida, sem discriminações ou preconceitos”, revela.

O prefeito Acilon Gonçalves, observa que no Eusébio existe o Setor de Inclusão vinculado a Secretaria de Educação que surgiu da necessidade de acolher as pessoas com deficiência, bem como oferecer suporte a comunidade escolar. “O Namme está vinculado ao Setor de Inclusão e auxilia nesse trabalho de garantir às pessoas com deficiência acesso aos direitos sociais negados, entre os quais: estudar, trabalhar e ter uma vida social independente. Criamos o NAMME em 25 de Junho de 2007, por solicitação da primeira-dama Marta Gonçalves, para que todas as pessoas com deficiência em nosso município possam ter direitos iguais de desenvolvimento pessoal perante a sociedade”, concluiu.