Eusébio realiza 3.520 atendimentos mensais em saúde bucal nos Postos de Saúde

quinta-feira | 18/05/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, mantém 15 equipes de Saúde Bucal nas Unidades Básicas de Saúde do Município. As equipes atuam na ponta junto à população, em todas as localidades, realizando o atendimento básico, a prevenção, a promoção da saúde bucal, a restauração, a extração de dentes, tratamentos periodontal e pequenas cirurgias. Segundo secretário de Saúde do município, Mário Lúcio, por mês, é atendido, em média, 3.520 pacientes nos consultórios de odontologia das Unidades Básicas e 42.240 pacientes por ano.

Ele observa que as equipes de saúde bucal funcionam nas Unidades Básicas do Jabuti 19, Jabuti 20, Santo Antônio, Tamatanduba, Coaçu, Encantada, Cararu, Mangabeira, Timbu, Olho D’água, Amador, Guaribas, Parque Havaí, Lagoinha, Urucunema e Autódromo. “Nossa cobertura chega a 100% da população no atendimento básico. Nosso setor de saúde bucal é mais complexo, pois disponibilizamos, ainda, o atendimento especializado e ações preventivas”, assevera o secretário.

O Prefeito Acilon Gonçalves (PEN) observa que sua gestão montou uma política de saúde bucal, desde o atendimento básico, com consultórios nos postos de saúde, ao especializado, através do Centro de Especialidades Odontológicas, possibilitando aos cidadãos o atendimento necessário dentro do município para a manutenção da saúde.

Revela que no Eusébio, a Política de Saúde Bucal é composta por outros segmentos, como por exemplo, o trabalho de educação em saúde bucal nas escolas, com a escovação supervisionada, aplicação de flúor gel e orientações junto aos alunos sobre os cuidados com os dentes. Acilon pontua que esse trabalho vem possibilitando a redução do número de pacientes com problemas odontológicos no município.

Outro segmento que faz parte do sistema é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com sete consultórios odontológicos. O órgão realiza atendimentos em cirurgias, periodontia (tratamento de gengivas), edondontia (tratamento de canal), tratamento com pacientes especiais. Os atendimentos são referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde. No local, são atendidos, em média, 1.540 pacientes, por mês e 18.480, por ano. O Prefeito cita ainda o Laboratório de Próteses Dentárias, que confecciona 100 próteses por mês e 1.200, por ano.