Eusébio realiza a 4ª Mostra de Dança nesta sexta-feira

terça-feira | 27/08/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza na próxima sexta-feira (30), a 4ª Mostra de Dança, em comemoração ao Dia da Bailarina. O evento, com início às 17 horas, acontecerá na sede do Núcleo de Artes Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC) e reunirá tanto alunos do NAEC, como das escolas municipais e convidados, numa grande comemoração.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, a dança é considerada, juntamente com o Teatro e a Música, como as três principais artes cênicas existentes. “A dança é arte, é conhecimento, cultura e vida”, destaca. Em sua quarta edição, a Mostra de Dança, em comemoração ao Dia da Bailarina, originalmente celebrado no dia 1º de setembro, já reuniu em sua breve história, mais de 400 bailarinas em 200 apresentações.

O evento é uma forma de apresentar para o público, como está sendo desenvolvido os cursos de dança, que envolvem diversas modalidades, como Ballet, Jazz, Hip Hop e Dança do Ventre. O secretário Leo Abreu destaca que neste ano, além dos grupos locais, a Escola de Dança Giselle Frota participa do evento como convidada especial.

A novidade deste ano é que haverá uma feirinha com produtos e materiais específicos para dança, com dois stands. Os coreógrafos envolvidos no evento são os seguintes: Monalisa, Daniele Cristina, Elisilene, Fernando Witther, Djenifer Quadros, Maria Di Maria e Giselle Frota. Serão apresentadas danças nas seguintes categorias: Ballet Clássico, Clássico Livre, Jazz, Hip Hop e Dança do Ventre.

O prefeito Acilon Gonçalves assevera que a dança é uma forma de expressão corporal importante para o desenvolvimento do ser humano, pois aperfeiçoa a coordenação motora, o equilíbrio, proporciona a convivência social saudável, a agilidade, flexibilidade, força, resistência, ritmo e velocidade. “No Eusébio, a dança é uma das disciplinas mais procuradas no NAEC. A dança promove também o desenvolvimento e a melhoria da natureza socioemocional e afetivo do ser humano, despertando a cooperação, socialização, solidariedade, liderança, a qualidade de vida e a consciência corporal”, enfatiza.