Eusébio realiza a 8ª Campanha Maio Amarelo alertando sobre a segurança no trânsito

terça-feira | 04/05/2021
O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária (Imagem: Observatório)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), realiza a 8ª Campanha Maio Amarelo que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, na discussão do tema, engajamento e propagação do conhecimento nas mais diferentes esferas.

Segundo o presidente da AMT, Lauro Leite, para este ano, o tema diz respeito a empatia e a boa convivência no trânsito. “Não faça com os outros o que você não quer que façam com você, por isso temos como lema: Respeito e Responsabilidade, Pratique no Trânsito. Fazer o que é certo traz paz e tranquilidade para todos”, observa. Segundo ele, durante todo o mês de maio, a AMT estará realizando diversas ações na cidade, incluindo blitz educativas, todas as sextas-feiras, das 9 às 15 horas nas vias da cidade.

Movimento

Desde 2014, quando o Movimento foi lançado, que o Observatório Nacional de Segurança Viária prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no nosso país, mas em todo mundo. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas já abordados desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019 um total de 31.945 vidas foram perdidas no trânsito, e esse foi o número mais baixo desde 2001.Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Movimento Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que é importante que o engajamento de todos continue, mesmo nesse ano, quando as ações deverão ficar em sua maior parte no ambiente virtual, com exceção das blitz educativas, sempre às sextas-feiras. “Por isso, é importante termos a adesão dos pedestres, ciclistas, motoristas, passageiros ou motociclistas no atendimento a campanha, pois se houver desrespeito às regras, todos nós estaremos em risco”, afirmou.