Eusébio realiza a fase Municipal do programa Atleta na Escola 2014

segunda-feira | 06/10/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduce), realiza de 7 a 15 de outubro, a fase municipal do programa Atleta na Escola 2014. Participam 644 atletas das escolas da rede municipal de ensino nas modalidades: prova de velocidade, salto em distância, arremesso de peso, voleibol e prova de resistência.

No dia 7 acontecerão no Ginásio da Escola Francisco Tavares de Abreu, as provas de velocidade de 75m pela manhã e de 100m à tarde. No dia 8, serão a vez das provas de salto à distância e arremesso de peso. Nos dia 9 e 14, acontecem às competições de voleibol, pela manhã e tarde e, no dia 15, encerrando a fase municipal, acontecem às provas de resistência de 1000m e 3000m, pela manhã, no Estádio Municipal de Eusébio.

O programa Atleta na Escola foi lançado no ano passado pelo Ministério da Educação, com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, a competição municipal é seletiva para a etapa regional, depois estadual da competição, e posteriormente definirá os atletas cearenses que disputarão a Etapa Nacional (Jogos Escolares da Juventude e Paralímpiadas Escolar). “Temos atletas que têm se destacado e acreditamos que teremos uma competição de alto nível”, observa.

O Prefeito Júnior ressalta o programa Atleta na Escola democratiza o acesso dos jovens ao esporte, garantindo assim o dever constitucional do direito universal a prática do esporte. “No Eusébio temos atividades esportivas durante todo o ano dentro do nosso Tempo Integral e essa competição é uma forma dos atletas mostrarem seu potencial e realizarem intercâmbios, que com certeza só vem melhorar o nível técnico deles. Aguardamos grandes competições e um bom nível técnico”, destacou o prefeito.