Eusébio realiza a Semana do Meio Ambiente de 2021

sexta-feira | 04/06/2021
O tema deste ano é “Restauração de Ecossistemas” e o subtema: Reimagine, recrie, restaure (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), e seu Departamentos de Educação Ambiental, inicia neste sábado, dia 5 de Junho, as comemorações referentes Semana do Meio Ambiente, com a palavra do prefeito Acilon Gonçalves nas redes sociais. O tema deste ano é “Restauração de Ecossistemas” e o subtema: Reimagine, recrie, restaure.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da AMMA, Stela Barros, destaca a importância do tema na atual época em que o meio ambiente sofre agressões em todo o planeta: “este é o nosso momento. Não podemos voltar no tempo, mas podemos cultivar arvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e limpar lagoas e encostas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza”, pontua.

Ela observa que a ciência e a tecnologia podem ser aliadas poderosas na preservação do meio ambiente, assegurando um desenvolvimento sustentável. “Pensando nessa relação, a Prefeitura de Eusébio ira debater o tema na Semana do Meio Ambiente 2021 e conta com a participação de cada eusebiense, através de atos e mudanças de hábitos que possam contribuir com a preservação do meio ambiente em que vivemos”, argumenta.

A coordenadora do setor de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, pontua que a população pode dar uma grande contribuição com o meio ambiente não jogando lixo nas ruas, participando do sistema de coleta seletiva, respeitando os dias que os caminhões da coleta passam nas ruas para colocar o material acondicionado em sacos, e assim evitar que os resíduos se espalhem no meio ambiente. “Temos o maior sistema de coleta seletiva do Estado, que atende 100% da cidade. Portanto, cabe a cada um se conscientizar do seu papel em proteger a natureza e a nossa própria saúde”, ressalta.

O prefeito Acilon Gonçalves disse que o Eusébio realiza anualmente, a partir do dia 5 de junho, eventos voltados para o meio ambiente, marcando assim a prioridade dada pela administração municipal ao tema. Ele destaca que a criação da AMMA teve como foco principal centralizar as ações voltadas para a política ambiental, seja no combate aos crimes ambientais, seja no cumprimento das posturas e códigos da cidade. “O Eusébio vem trabalhando com afinco para que tenhamos um meio ambiente saudável, seja na limpeza, com a coleta seletiva e coleta domiciliar de lixo, seja na manutenção e melhorias da infraestrutura da cidade, seja da melhor organização urbana. Temos um órgão atuante e contamos sempre com o apoio e fiscalização da população para que nossos serviços sejam sempre melhorados”, afirmou.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. A data tem como objetivo principal conscientizar as populações ao redor do mundo a respeito da importância de proteger os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente sobre a preservação do planeta.