Eusébio realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

quinta-feira | 27/07/2017

A Prefeitura Municipal e Eusébio através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta terça-feira (25) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento Do SUAS”. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, antes desse momento aconteceram quatro pré-conferencias locais nas localidades que envolveram cerca de 400 pessoas, entre técnicos, usuários dos serviços e gestores.

A programação da conferência teve início com a recepção dos presentes, a cerimônia de abertura com a palavra das autoridades presentes, seguida de uma apresentação Cultural com o monólogo “A História de Seu Eusébio” com Erlyson Ferreira da Silva. Após esse momento inicial, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da VIII Conferência Municipal de Assistência Social e a apresentação do vídeo mensagem: “O Fortalecimento do SUAS em Eusébio na Garantia dos Direitos Socioassistenciais”

No prosseguimento das atividades foi feita a apresentação e discussão dos Resultados das Pré-Conferências com Homologação das Propostas e no logo em seguida a plenária final com Homologação dos Delegados à XII Conferência Estadual de Assistência Social do Ceará.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a conferência é um momento impar para discussão da Assistência Social como um todo, bem como, um espaço deliberativo sobre as políticas para o setor, com o intuito de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais aos usuários. “Nesse sentido, oportunizamos a participação social, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Ele observa que a realização da Conferência tem o objetivo primordial de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social por meio da garantia de direitos, bem como, de avaliar a Política de Assistência Social em âmbito local tendo como instrumento dessa análise do Plano Decenal da Assistência Social.