Eusébio realiza ação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental

quinta-feira | 10/10/2019

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Prefeitura de Eusébio, através do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps-Geral), unidade ligada à Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (10), uma série de atividades no Mercado Central do município. Segundo a coordenadora do CAPS, Imaculada Mendonça, a data dá visibilidade aos cuidados que todos devem ter com sua saúde mental, mesmo porque todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

A programação contou com sessões de Reik e Massoterapia, Avaliação de Estresse e contou ainda com um show do Forró 100 Preconceito, formado por profissionais e pacientes do CAPS-Geral. O grupo é oriundo do projeto de Musicoterapia realizado por aquela unidade de saúde. Na programação houve ainda a apresentação do grupo de leitura com o “Rep da Saúde Mental” e cordel.

Os comerciantes e frequentadores visitantes se utilizaram dos serviços disponibilizados. Segundo Imaculada, a pedido dos comerciantes e da coordenação do Mercado, a ação será realizada mensalmente com ações de cuidados e a apresentação do Forró Sem Preconceito.

O CAPS-Geral do Eusébio tem 4.300 usuários cadastrados. Por mês, a unidade atende, em média, 1.200 pessoas nos diversos serviços, seja no Projeto Terapêutico Singular (PTS) ambulatorial, semi-intensivos e intensivos, acolhimentos e triagens. A equipe é formada de 25 profissionais.

O Dia Mundial de Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) e visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro objetivo da data. O Prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do cuidado com a Saúde Mental, principalmente diante do crescimento dos adoecimentos mentais que já estão entre as principais causas de incapacitações na atualidade, especialmente a depressão, tida como fator de maior risco de suicídio em todo o mundo. “A ação é uma continuidade do trabalho realizado no ‘Setembro Amarelo’ e objetiva incentivar a promoção da vida, a qualidade de vida e a prevenção ao suicídio e suas causas,” pontuou o gestor municipal.