Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio realiza ação preventiva contra Diabetes

segunda-feira | 16/11/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (13) na quadra de esportes da Escola João de Freitas Ramos, no bairro Olho D’água, uma atividade em comemoração ao Dia Mundial de Combate do Diabetes, que ocorre neste sábado. A atividade, realizada anualmente, teve a frente os profissionais do Posto de Saúde do bairro e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Timbú (NASF). Foi uma manhã de atividades com a participação de pacientes dos bairros Cauaçu, Mangabeira, Cararu, Precabura, Timbú, Novo Portugal e Olho D’Água.

As atividades começaram com um café da manhã com alimentos saudáveis e uma abertura dos trabalhos com o médico José Carlos, especialista e organizador do evento, esclarecendo sobre as atividades do dia. Foram realizadas quatro oficinas: nível glicêmico dos alimentos; saúde bucal; pé diabético e medição de glicemia. Na oportunidade, foram dados esclarecimentos também sobre a necessidade de prevenção contra a doença, principalmente para alunos da Escola presentes na atividade.

Segundo o médico José Carlos, a situação não só do Eusébio, mas de todo o país, é de um crescimento acentuado no número de pessoas acometidas por diabetes. Ele observa que o crescimento das notificações deve-se a uma maior informação das pessoas sobre a necessidade do tratamento, bem como fatores como a obesidade e sedentarismo, comuns na sociedade atual.

Observa, ainda, que o diagnóstico não deve ser feito somente através do teste de glicemia, mas utilizando alternativas mais precisas, tais como; o teste de glicemia plasmática, hemoglobina glicada e teste de tolerância a glicose, que segundo ele são mais eficazes para detectar o acometimento.

“Resolvemos realizar anualmente, no dia dedicado ao tratamento do Diabetes, esse encontro com todos os pacientes do município e demais pessoas da comunidade, como uma forma de alertar sobre os riscos da doença. No evento informamos sobre os sintomas e são dadas as orientações necessárias para os cuidados com a saúde”, destaca o secretário de Saúde, Mário Lúcio.

O prefeito Júnior observa que o Diabetes é uma doença crônica e por isso não tem cura, mas pode ser controlada com certos cuidados que o paciente deve ter. “O sedentarismo, a má alimentação, o estresse são os principais fatores de risco, mas buscamos realizar o diagnóstico precoce, através do acompanhamento dos pacientes hipertensos, e que desenvolvam alguns sintomas”, destaca.

Entre os sintomas mais freqüentes ele cita a Poliúria (urinar em excesso), sede demasiada, cansaço nas pernas, visão turva e obesidade. Júnior afirma que muitas vezes quem tem diabetes não apresenta sintoma nenhum, “esses estão no grupo de risco, pois a diabetes é uma doença silenciosa e é crescente principalmente entre as pessoas mais jovens”, conclui.