Eusébio realiza ações de prevenção ao uso indevido de drogas nos Postos de Saúde

segunda-feira | 03/07/2017

Dentro da programação da VIII Campanha de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, uma realização da Prefeitura de Eusébio, que acontece desde segunda-feira (26), a Assessoria de Políticas Sobre Drogas do Município está realizando ações de prevenção nos Postos de Saúde. Nesta quarta-feira (28), foram realizadas ações nos postos de saúde do Urucunema, Cauaçu e Jabuti. No período de 8 às 16 horas.

Segundo a assessora Especial de Políticas Sobre Drogas, Micheline Said Bravo, foram realizadas terapias comunitárias integrativas com a participação de usuários das unidades de saúde. “As rodas possibilitam o cuidado coletivo com bases no fortalecimento das ações comunitárias”. A ação foi coordenada pelos agentes comunitários de Saúde, recentemente formados no curso de terapia comunitária integrativa. Hoje, o Eusébio conta com 16 terapeutas formadas.

Nesta quinta estão sendo realizadas, por equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD), Ações Intersetoriais de Prevenção no Território no CRAS da Mangabeira e no Polo de Atendimento do Jabuti. A programação da Campanha deste ano será encerrada nesta sexta-feira (30) com novas ações intersetoriais de prevenção no CRAS Sede e no Polo de Atendimento do Santo Antônio.

‘Para o prefeito Acilon Gonçalves, as campanhas de prevenção são importantes para alertar a sociedade sobre a chaga social que as drogas causam, mas sozinhas, são insuficientes para reduzir o problema. “No Eusébio estamos realizando uma estratégia multidisciplinar de prevenção, com atenção integral e reinserção social para usuários de drogas. Entendemos que os custos sociais do não resgate dessas pessoas são muitos maiores para a sociedade, as mortes prematuras e a violência do narcotráfico são apenas alguns desses efeitos. Por isso, as respostas para o problema passam necessariamente pela mobilização da opinião pública”, destacou.