Eusébio realiza ações do Setembro Amarelo nas escolas

segunda-feira | 23/09/2019

Dentro das atividades do “setembro Amarelo”, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando atividades nas escolas da rede municipal de ensino, voltadas para a prevenção do suicídio e automutilação. As ações estão sendo integradas entre os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs) do Timbú e da Lagoinha. A programação prevê a realização de palestras para os alunos ministradas pela psicóloga Marília Façanha.

Nesta segunda-feira, a atividade foi realizada na Escola Paulo Sá, na Mangabeira, voltada para os alunos do 9º ano. A programação prevê a realização de um segundo momento, no dia 27, na Escola João de Freitas Ramos, no bairro Olho D’água, sempre no horário da manhã. O ‘setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que é 10 de setembro.

A campanha ganhou volume nos últimos anos, com o envolvimento maior das escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral. Nas cidades, vários monumentos são pintados de amarelo para marcar o período e alertar a pessoa sobre essa problemática disseminada na sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (PMS) nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Isso indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a primeira medida preventiva é a educação. “É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade”, disse.

Ciente da gravidade da situação, a Prefeitura de Eusébio instituiu a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da vida e o Programa de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, no âmbito municipal, em cooperação com as secretarias municipais e sociedade civil, como estratégia permanente para a prevenção desses eventos e para o tratamento das comorbidades à eles associados.

Para realizar um trabalho de prevenção, principalmente nas escolas municipais, a Prefeitura aderiu ao Programa Vidas Preservadas do Ministério Público e criou uma comissão integrada por membros do CRAS, CREAS, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Saúde. Desde então a Comissão vem realizando ações para alertar a população sobre essa problemática.

O Programa de Prevenção da Automutilação e do Suicídio no âmbito municipal vai trabalhar com a promoção de condutas preventivas ao suicídio e a violência autoprovocada, facilitando o acesso a atenção psicossocial das pessoas em sofrimento psíquico agudo ou cranial, principalmente daqueles que tenham tentado o suicídio ou pensem em fazê-lo ou mesmo tenham praticado a automutilação.