Eusébio realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo

sexta-feira | 03/09/2021
O tema da campanha deste ano é “Cuidar de mim é cuidar do outro” e busca conscientizar as pessoas que cuidar de si mesmo é a melhor forma de cuidar do outro (Imagem: ABP)

A Prefeitura de Eusébio, através da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida de Eusébio (CMVPV), realiza durante este mês a campanha Setembro Amarelo, que trata da conscientização sobre o combate ao suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, são registrados, anualmente, mais de 1 milhão de suicídios no mundo e cerca de 12 mil no Brasil. Dessa forma, os índices crescentes de suicídio nas últimas décadas, além do cenário de pandemia que vem agravando ainda mais a situação, alertam sobre a importância de falar sobre o assunto.

O tema da campanha deste ano é “Cuidar de mim é cuidar do outro” e busca conscientizar as pessoas que cuidar de si mesmo é a melhor forma de cuidar do outro, pois todos precisam ser acolhidos. Segundo a titular da Coordenadoria, Rosa Leite, faz-se necessário perceber os sinais de alerta no indivíduo para combater o suicídio. Ela destaca que a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida de Eusébio, atuante desde janeiro de 2020, planejou atividades alusivas ao Setembro Amarelo, sempre observando os cuidados sanitários e as recomendações da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado do Ceará, que proíbem as aglomerações.

Ela detalha que uma das ações previstas na programação, que acontecerá no próximo dia 17, na Praça do Polo, das 9h às 13h, será uma intervenção terapêutica denominada de fotolinguagem, que é o processo de identificação e reconhecimento da autoimagem. “Isso pode possibilitar ao cliente entrar em contato com a síntese de si mesmo e com a autopercepção de elementos manifestos em um dado momento e contexto físico, psicológico e social materializável através da observação”, disse.

Ainda de acordo com Rosa Leite, as atividades de valorização e proteção da vida foram planejadas para serem executadas pelas redes sociais da Coordenadoria. É uma maneira de alcançar o público-alvo e promover uma reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a criação da Coordenadoria de Valorização e Proteção da Vida foi motivada pela problemática crescente de ideários suicidas e de automutilação entre os adolescentes que ocorre em todo o mundo. Destaca que a ideia é trabalhar o tema, sem preconceitos e possibilitar auxilio para os que necessitarem. “É preciso perder o medo de falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade”, disse.

Mais informações nas páginas:
Instagram – @coordenadoriacmvpv
Facebook – coordenadoriaeusébio