Eusébio realiza até o dia 13 de março campanha de vacinação contra o sarampo

sexta-feira | 14/02/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde e seu Departamento de Imunização, realiza de 10 de fevereiro a 13 de março, a primeira etapa da vacinação contra o sarampo. O público alvo são as pessoas de 5 a 19 anos. O secretário de Saúde, Mário Lúcio, indica que os cidadãos, quando se dirigirem aos postos de saúde mais próximos de suas casas, devem levar o Cartão do SUS. Mas alerta que quem já tomou as duas doses da vacina não precisa mais se vacinar.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde, Rita de Cássia  Alexandrino, observa que os pais também devem levar a caderneta de vacinação do filho para que os profissionais que estarão atuando na campanha, possam atualizar as vacinas que ainda precisam sem aplicadas nas crianças. “Aproveitaremos a campanha para colocar em dia as vacinas das crianças e assim mantê-las a salvo de doenças e de maiores agravamentos na saúde. Por isso pedimos aos pais atenção em ter a caderneta de vacinação em mãos na hora de se dirigir aos postos”, frisou.

A campanha de vacinação contra sarampo terá seu dia D no dia 15 de fevereiro, em todos os postos de saúde. Nesse dia estarão mobilizados mais de 80 profissionais para atender o maior numero de pessoas possíveis. A meta é atingir 90% do público alvo. O Eusébio atingiu no ano passado mais de 90% da meta em todas as vacinações de crianças e neste ano quer manter o bom índice.

O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre alta (às vezes até acima de 40º C) e manchas vermelhas no corpo, causada pelo vírus Morbillivirus e que pode levar à morte. A doença é propagada por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados.O período de incubação dura em média 10 dias, mas pode variar de 7 a 18 dias. Isto significa que esta é a média de tempo desde a data da exposição ao vírus até o aparecimento dos sintomas.

O prefeito Acilon Gonçalves enfatiza que vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. “A primeira vacina contra o sarampo ocorre aos 12 meses, com a vacina tríplice viral, que inclui vacina contra sarampo, rubéola e caxumba. Já aos 15 meses, o bebê deve tomar a vacina tetra viral, contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela. Elas são oferecidas nos postos de saúde.As duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, já que aproximadamente 15% das crianças vacinadas apenas com a primeira dose não desenvolvem imunidade”, ressalta.