Eusébio realiza atendimento universalizado de Saúde Bucal

terça-feira | 21/08/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho universalizado de Saúde Bucal no município. As ações são realizadas a partir da atenção primária, até atendimentos mais complexos da atenção secundária. O município dispõe de 17 consultórios odontológicos, distribuídos nas 17 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF), com capacidade para atender 100% da população.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal de Eusébio, Paulo Monteiro, na atenção básica são realizadas consultas, prevenção e promoção da saúde bucal, com a aplicação de flúor, escovação e limpeza dentária. “Também nos postos é possível realizar todo tipo de restauração, obturações, pequenas cirurgias e curativos.

Ele observa que para atendimentos mais complexos, que necessitem de atendimento especializado, o paciente é referendado pelos postos para o Centro Especializado de Odontologia (CEO), localizado ao lado do Hospital Municipal. O CEO atende em média, 1.540 pacientes, por mês e 18.480, por ano. São sete consultórios odontológicos que realizam atendimentos em cirurgias, periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), tratamento com pacientes especiais. O Centro realiza atendimento a pacientes especiais. Outro serviço, o Laboratório Regional de Próteses Dentárias confecciona 100 próteses por mês e 1.200, por ano, e o Centro de Estudos em Saúde Bucal.

Segundo o secretário de Saúde Mário Lúcio, outra ação na área de saúde bucal é realizada junto às escolas da rede municipal de ensino, que objetiva a prevenção e promoção. “Desenvolvemos com os profissionais de educação um trabalho de orientação para que as multipliquem com os alunos para que incorporem o hábito de escovação, após as refeições e evitem doces em excesso. Temos profissionais habilitados que realizam esse trabalho, que tem trazido mais saúde para nossas crianças e adolescentes”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. “Pessoas que cuidam da saúde bucal tendem a ter uma saúde geral melhor, pois quando ela está em dia, a alimentação passa a ser melhor. A partir do momento em que as pessoas se conscientizarem que a

saúde bucal e a saúde geral andam juntas, vão começar a se preocupar mais em ter cuidados com os seus dentes e a cavidade bucal em geral. A Prefeitura proporciona todo o atendimento básico e secundário aos cidadãos eusebienses, perto de suas casas, garantindo assim o acesso a manutenção da saúde em nossa cidade”, frisou.