Eusébio realiza atualização do cadastro do SUS até o final de dezembro

quinta-feira | 14/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando a atualização do cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS) de todos moradores. A ideia, segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho Martildes, é realizar a ação até o final de dezembro, para que o efeito seja imediato. A atualização deverá atingir cerca de 36 mil eusebienses.

Para executar esse trabalho nas microáreas não cobertas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a Secretaria de Saúde convocou 36 Agentes Jovens Adolescentes (ASA) que participam de um treinamento, nesta sexta-feira (14), na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Sede. “Convocamos os jovens para auxiliar nesse trabalho de atualização, que já está sendo feita pelos agentes de saúde nas demais áreas, para que cada pessoa da cidade esteja regularizada no sistema. Nessa capacitação, estamos mostrando e orientando os jovens sobre as atividades que vão realizar ao longo do cadastramento”, observou o secretário Mário Lúcio.

Os ASAs estão recebendo também os mapas com as áreas que serão cobertas por eles. “É um trabalho de grande importância para a Saúde do município. Eles serão coordenados pela enfermeira Nelci Bezerra, que está à frente da Atenção Básica do município. É importante, nesse momento, pedir a colaboração das famílias, para que facilitem ao acesso dos jovens às suas residências. Eles vão coletar informações simples sobre cada morador da casa, nada que demore ou crie dificuldade para qualquer pessoa”, enfatiza o secretário. O trabalho dos ASAs será iniciado na segunda-feira, 18.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que os agentes adolescentes deverão, nas visitas domiciliares, preencher a Ficha de Cadastro Individual e Domiciliar e explicar às famílias a necessidade de se realizar o cadastro. “Esse trabalho, que faz parte de uma das diretrizes do SUS no que se refere à atenção integral a saúde, é de grande importância pois também proporciona a realização do diagnóstico da população atendida, visando uma atenção mais efetiva às necessidades da mesma através de nossas políticas públicas de saúde.