Eusébio realiza campanha de vacinação antirrábica 2017

quinta-feira | 09/11/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, deu início a campanha de Vacinação Antirrábica deste ano. A ação está sendo realizada pelo Departamento de Endemias e prevê a imunização de 10.690 cães. Mais de 50 profissionais estão envolvidos na atividade, que neste ano está sendo realizada de forma decentralizada para atender todas as comunidades eusebienses, com atendimento nos Postos de 7 às 12 horas.

Segundo o secretário de Saúde do Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes serão vacinados os animais a partir de três meses de idade. A abertura da campanha teve início nesta quarta-feira na Praça do Km 20 do Jabuti e no Polo de Atendimento do bairro. Nesta quinta (9) foi a vez do bairro Santo Antonio/Pedras no Posto de Saúde e na Vila do Romcy. Nesta sexta-feira (10) a vacinação acontecerá em três bairros: Santa Clara (Posto de Saúde); Tamatanduba (Posto de Saúde) e no Coité.

A Campanha continua no dia 13 nos bairros Autódromo (Posto de Saúde) e Urucunema (Posto de Saúde). No dia 14, no Parque Havaí (Posto de Saúde e no ABC); no dia 16, o atendimento acontecerá em um posto móvel no Polo de Lazer (Centro) e na Escola Oscar Feitosa (Pires do Façanha). No dia 17, campanha chega ao Novo Portugal (Creche) e Olho D’água (Praça). No dia 20 será a vez do Timbú (Posto de Saúde).

No dia 21, na Mangabeira (Posto); dia 22, Cararu (Posto) e Precabura (Praça); dia 23, no Posto de Saúde do Encantada e na Praça do Maringá; Dia 24, no Posto de Saúde do Coaçu; e no dia 27, na conclusão da campanha, a imunização acontecerá nos Postos de Saúde das Guaribas e do Amador. Caso os donos dos cães e gatos percam a data da vacinação podem procurar de 8 às 11 horas, o Posto de Vacinação na Lagoinha, que funciona diariamente.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que neste ano a Prefeitura optou por não realizar o Dia “D”, mas descentralizar as ações indo a cada localidade e mobilizando a população para a campanha da vacinação. Segundo ele, esse é um momento importante para que os donos dos animais demonstrem seu amor por seus animais. “A raiva é uma doença transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente, principalmente por meio da mordida. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada, ainda merece alerta” observa o prefeito.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3260.1042.