Eusébio realiza Campanha de Vacinação contra Polio e Sarampo em agosto

sexta-feira | 13/07/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará no período de 6 a 31 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo no município, tendo como dia de divulgação e mobilização nacional 18 de agosto. Nesta data, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 as 17 hs.

Segundo a coordenadora do Departamento de Imunizações da SMS, Rita de Cássia Alexandrino, essas estratégias têm como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no município.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Martildes, diz que a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. Ressalta que a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. “Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, assevera.

O prefeito Acilon Gonçalves conclama os pais a ficarem atentos aos dias de vacinação de seus filhos, evitando assim que estes corram riscos de contraírem as doenças. “A imunização é a garantia da manutenção da saúde das crianças. Por isso a responsabilidade dos pais é grande nesse momento. Se você ama seu filho, leve ao posto de saúde mais proximo de sua casa, com a carteira de vacinação, para que as doses sejam atualizadas”, destaca.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais freqüentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Desse modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo, a fim de captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, conseqüentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.