Eusébio realiza capacitação de formadores do Programa de Saúde na Escola

quinta-feira | 12/04/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde do município, realizou nesta quinta-feira (11) a capacitação do Programa de Saúde na Escola (PSE), na Câmara Municipal de Eusébio, para as escolas do Polo 1. Participaram quatro alunos por escola que serão multiplicadores do conteúdo do programa. Segundo a professora Maria do Carmo Santos (Carmosa), uma das coordenadoras do projeto, esses alunos farão posteriormente oficinas nas salas de aulas com os demais alunos, na sistemática educação entre pares.

A capacitação está sendo ministrada pela enfermeira Kelanne Lima da Silva; pela equipe de nutrição da Secretaria de Educação, na pessoa da nutricionista Cristiane Farias e pelo conselheiro Tutelar, Makciel Castro. O Polo 1 abrange as escolas Evandro Ayres de Moura, Izídio José Campina, Mário Sales, Raul Tavares Cavalcante 2, Santa Clara, São Miguel e a Escola Estadual Francisca Linhares.

As temáticas abordadas são alimentação saudável e prevenção à obesidade infantil; direitos sexuais reprodutivos; prevenção às infecções sexuais transmissíveis DST; prevenção à gravidez na adolescência; prevenção as doenças sexualmente transmissíveis DST/AIDS e o sistema de garantias de direitos. Também aconteceu uma roda de conversa coordenada pelo Departamento de Apoio do Estudante, sobre a exploração sexual.

O programa tem como gerente a professora Teresa Valério e como coordenadora na área de Saúde, a enfermeira Nelci Bezerra e conta ainda com um grupo intersetorial com integrantes de várias secretarias. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar. O prefeito Acilon Gonçalves pontua que as áreas de ação do programa são os mesmos de abrangência do Programa Saúde da Família, tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação.

A secretária Goretti Frota destaca que no PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, e o seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

“A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral”, revela. Ela argumenta, que para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar.

Na esfera da saúde, o secretário Mário Lúcio observa que as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos. “A integração entre as áreas de saúde e educação é de fundamental importância para o desenvolvimento de ações de promoção e de educação em saúde no ambiente escolar”, frisou.