Eusébio realiza capacitação dos agentes de combate a endemias aprovados na seleção pública

quarta-feira | 04/09/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando na segunda quinzena deste mês de setembro, a capacitação dos 11 novos agentes de combate a endemias, aprovados na recente seleção pública realizada pelo município. Os servidores serão recepcionados pelo secretário de Saúde, Mário Lucio, neste mês, quando receberão as primeiras noções sobre os trabalhos a serem realizados.

O Eusébio, no último boletim epidemiológico de arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), não apresentou nenhum caso de Dengue, Chikungunya e Zika. Entre os municípios da primeira Coordenadoria Regional de Saúde, que engloba também Aquiraz, Fortaleza e Itaitinga, o Eusébio é o município com maior número de visitas realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) para o controle vetorial, totalizando 89,47% das moradias visitadas. Somente entre 08 de julho a 30 de agosto deste ano foram realizadas 36.559 visitas. O índice de infestação está abaixo de 1%.

Apesar dessa situação de aparente tranquilidade, o secretário Mário Lúcio, diz que o combate as arboviroses tem que se manter de forma constante. “É um trabalho contínuo que precisa ser realizado e para isso contamos com a colaboração dos profissionais da saúde e da população, que vem atendendo nossos chamados sempre que precisamos realizar alguma mobilização de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves reitera a necessidade de se manter e intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle das arboviroses, além do monitoramento das notificações dos casos suspeitos, a partir das unidades de saúde, até as equipes de vigilância municipal. “Apesar de o Eusébio vir mantendo o controle dos índices de infestação bem abaixo do recomendado, fazemos parte da coordenadoria com mais de 7 mil casos suspeitos e com 2.500 confirmados. Precisamos manter nosso trabalho de forma contínua para que a situação no município permaneça controlada”, ressaltou.