Eusébio realiza conferências municipais pelo meio ambiente nas escolas

domingo | 01/10/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realiza nas escolas da Rede Municipal de Ensino, por todo mês de outubro, as Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando da água”. A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um “lócus” privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nívelmunicipal.

Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante, Maria do Carmo Santos (Carmosa), nesse momento, cada escola  construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade. Ela observa que cada escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, a ser colocado em prática após o evento. “Os alunos e professores construirão materiais de educomunicação para divulgar o projeto, que pode ser um blog, um programa de rádio, filmagem e elegerá um delegado ou delegada, e um suplente para a conferência municipal”, detalha.

Todo esse processo culminará no dia 7 de novembro com a Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, quando os trabalhos serão compartilhados entre as escolas participantes e a comunidade. Para elaborar todo esse processo foi realizada na quinta-feira, 27 no auditório da Câmara Municipal de Eusébio, uma

reunião da coordenação da COM-VIDA com os gestores das escolas do Fundamental II e o profissional de referência do projeto, com o objetivo de repassar o passo a passo e os critérios da conferência. Após a etapa municipal, acontecerá a estadual, entre janeiro e fevereiro de 2018, e em seguida a Conferência Nacional.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Martins,  a Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é realizada por adesão espontânea das escolas e representa um marco na política de Educação Ambiental do país. No Eusébio, estamos realizando a sexta edição da Conferência”, revela. Ela destaca que a COM-VIDA atua nas mais diferentes frentes de trabalho, visando trabalhar o meio ambiente e a qualidade de vida, “o Eusébio está na frente com todas suas escolas trabalhando nesse propósito”, asseverou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) foi lançada em 2008 no Eusébio e desde então vem mantendo uma regularidade nas ações relativas ao meio ambiente nas escolas. “O Eusébio tem 100% das suas escolas participando do projeto, que potencializa as ações de educação ambiental entre os alunos de 11 a 14 anos. A COM-VIDA é um espaço democrático e participativo, que congrega toda a comunidade escolar e fomenta iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade,” destacou.