Eusébio realiza culminância do programa Vem Ler Comigo e do Tempo Integral

quarta-feira | 13/12/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce), realizou nesta quarta-feira (13), a culminância do Projeto Vem Ler Comigo e do Tempo Integral, em evento realizado no Polo de Lazer do município. Na atividade, 22 escolas fizeram a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula com os livros que fazem parte da coleção adotada neste ano. No palco aconteceram apresentações teatrais baseadas nas publicações.

A solenidade foi aberta pela secretária de Educação Goretti Martins, que destacou o trabalho realizado pelas coordenadoras Liane Frota e Andréia Freitas, durante o ano, nas escolas e a adesão dos professores que realizam os trabalhos com seus alunos. “O projeto vem garantindo o desenvolvimento dos alunos, melhorando a qualidade da leitura dos mesmos, a atenção e a escrita”, observou.

Segundo Liane Frota, o ano foi bastante produtivo, “é gratificante ouvir dos próprios alunos o que eles tem aprendido a partir do projeto, pois além dos ganhos pedagógicos há a melhoria pessoal, da integração entre os alunos e do desenvolvimento pessoal de cada um. Teremos novidades para 2018. A ideia é que a cada dia tenhamos mais vitórias”, disse. O projeto atende todo fundamental, do 1º ao 9º ano, totalizando, uma média de 9 mil a 10 mil alunos beneficiados.

O coordenador do Tempo Integral, professor Alexandre Alves, observa que o Tempo Integral atinge 8 mil alunos no município, com carga horária e 50 horas semanais, sendo de 7 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Os discentes, segundo ele, além do ensino regular, contam com reforço escolar em matemática e português, capacitações, esportes e atividades lúdicas.

Alexandre observa que o Município iniciou, desde 2016, a experiência de ter três escolas exclusivas com Tempo Integral – Neusa Freitas de Sá, Raul Tavares II e Paulo Sá – que estão localizadas, respectivamente, nos três maiores polos populacionais do município: Centro, Jabuti e Mangabeira. “A experiência tem sido exitosa e tem tido boa aceitação da comunidade” comentou.

Apresentações

No palco foi apresentada uma pequena mostra dos trabalhos realizados durante o ano nas escolas pelo projeto Vem Ler Comigo. O primeiro a se apresentar foi o Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), que trouxe o livro “O segredo da amizade”, de Artur Wagner, encenado pelos alunos com deficiência atendidos por aquela unidade.

O segundo número teve como protagonistas os alunos da Escola do Cararu, que levaram ao palco a história de Moisés, em “O Menino da Blusa Azul”, que misturou drama, canto e dança. O livro é de autoria da escritora eusebiense Fabiana Guimarães, que esteve presente ao evento e elogiou a performance dos alunos.

A terceira apresentação foi da Escola Eduardo Alves Ramos, que contou a história do livro “O Estranho caso do Bode Ioió”, de Ítalo Castelar. A quarta foi sobre o livro “Biomas Conhecer para Proteger” de Fernando Carraro, apresentado pelos alunos da Escola Francisco Tavares de Abreu. A publicação traz a história de Marina, que se empolga com um concurso sobre biomas promovido pela escola, cujo vencedor se apresentará na semana do meio ambiente. Como meio de pesquisa ela troca informações com colegas de outras regiões e faz descobertas incríveis.

A quinta apresentação foi da Escola Josefa Sá que abordou as diferenças que são retratadas em vários livros da coleção, entre eles, o “Dragão chorão”, “Como é duro ser diferente”, “Tati e seu amigo diferente”, “O menino azul”, entre outros, em uma só encenação.

O programa Vem Ler Comigo, segundo o prefeito Acilon Gonçalves adotou um acervo com 63 títulos diferentes neste ano de 2017, que foram bem utilizados pelas escolas. “Hoje tivemos a oportunidade de ver os resultados desse trabalho, que vem dar qualidade aos nossos alunos. Essa é uma herança que vai ficar pra vida toda. Nossos alunos são diferenciados, pois são preparados desde a primeira infância para o aprendizado e para a busca do conhecimento. Parabenizo a secretaria, a coordenação do projeto, as escolas e os alunos pelos resultados belíssimos”, disse o gestor municipal.