Eusébio realiza curso de capacitação para 1.272 profissionais da Educação

quinta-feira | 13/08/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, em parceria com a CREDE 1, realizou a formação, 100% online, de 1.272 trabalhadores da Educação, dentre eles professores, auxiliares de sala, gestores e coordenadores pedagógicos, além de profissionais do Setor de Inclusão e do NAMME. A primeira etapa de formação aconteceu entre 15 de junho a 31 de julho dividida em três módulos com a utilização da plataforma Google Classroom e a realização de webconferências por meio do Google Meet.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, a formação contempla certificação de 60 h/a em sua primeira fase com amparo legal do Conselho Municipal de Educação de Eusébio, sendototalmente ministrada por técnicos da Secretaria de Educação do município. “Foram ao todo 17 salas de aula virtuais, onde foram abordados conteúdos comuns a todos cursistas voltados inicialmente para ambientação da nova modalidade de ensino e manuseio das ferramentas Google Classroom e Google Meet, bem como conteúdo específicos paraeducação infantil e anos iniciais como a alfabetização e o letramento”, destaca.

Ela detalha que também foram abordados no curso: a alfabetização matemática e seus desafios; a arte de contar histórias; o letramento literário e o tema, ‘nutrindo o imaginário e construindo significados’. Já nos anos finais, foram abordados conteúdo específicos dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e educação física. “Vale destacar que todos os professores foram assistidos com a temática, ‘Emoções em tempos de crise na pandemia’, onde foram trabalhadas as questões socioemocionais dos  docentes em parceria com o setor de psicologia do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), o Setor de Inclusão e o NAMME, ação esta que faz parte do protocolo padrão de retomada as aulas”, revela a secretária.

Goretti observa que esse curso foi pensado, levando em conta o atual contexto de pandemia, que forçou a suspensão das aulas presenciais e possibilitou que os profissionais de educação experimentassem uma nova realidade. “Nossas ações educacionais tiveram que ser remodeladas,conforme as medidas de isolamento social, em curso desde o mês de março do corrente ano. Dessa forma, o município de Eusébio partiu na frente com ações para diminuir os prejuízos causados pela suspensão por tempo indeterminado das aulas presenciais, pois nossos alunos recebemmensalmente atividades impressas direcionadas por meio de roteiro de estudo, bem como orientações por canais digitais como WhatsApp, Youtube e plataformas educacionais”, pontua.

Esse trabalho junto aos alunos conta com aparceria do Instituto Tecnológico e VocacionalAvançado (ITEVA) para a criação de salas de aula virtuais exclusivas e personalizadas para os alunos do 6º ao 9º ano, onde os professores promovem aulas remotas e possuem total controle acerca da frequência e aproveitamento dos estudantes em tempo real, o que tem evidenciado uma frequência interativa de cerca de 88%. Ademais, dos 4.679 alunos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), somente 588 não estão tendoacesso remoto as tecnologias, mas esse público é totalmente assistido com material pedagógicoimpresso e acompanhamento mensal, fazendo com que todos os alunos da rede tenham a assistência educacional mesmo diante dos desafios do momento