Eusébio realiza curso para subinspetores

segunda-feira | 04/12/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), está realizando o curso de subinspetores, através do Setor de Instrução e Projeto. Nove guardas municipais participam da capacitação, que tem caráter eliminatório para o preenchimento de sete vagas. O curso tem carga horária de 130 horas.

A formação teve início no dia 27 de novembro e se estenderá até o dia 11 de dezembro e o objetivo é a ascensão de sete guardas a subinspetor. Os módulos do curso retratam sistemas, instituições e gestão integrada em segurança pública (20h/aula); Violência, Crimes e Controle (18 h/aula); Conhecimento Jurídico (18h/aula); Modalidades de Gestão e Conflitos e Comunicação (16h/aula); Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador (26h/aula) e Funções Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública (32h/aula).

A graduação de Subinspetor foi instituída pela Lei 856/2009, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e salário (PCCS) da Guarda Municipal. Segundo o secretário de Segurança Pública de Eusébio, as atribuições do posto são: Defender e preservar a Democracia, Cidadania, direitos individuais e coletivos de todos os Munícipes de Eusébio, defender e preservar os bens que compõe o patrimônio público municipal, coordenar ações de preservação de segurança urbana no âmbito do município de Eusébio.

E ainda; coordenar ações de preservação de segurança de patrimônio artístico, histórico, cultural, e ambiental do município de Eusébio, supervisionar os guardas municipais no exercício de suas funções, comandar grupamento de guardas municipais, fazer rondas nos postos de serviço em que se encontram escalados guardas municipais, proceder à distribuição dos guardas municipais, que estejam sob seu comando, em seus respectivos postos de serviço.

Deve também; elaborar, coordenar e planejar planos nos postos de serviço, fazer escala geral de serviço, após autorização do chefe imediato, convocar seus subordinados para reuniões, eventos, e operações quando necessários; chefiar e/ou delegar aos subordinados o comando das patrulhas de guardas municipais para serviços de rotina; obedecer a escala de serviço, trabalhando como adjunto do inspetor, sendo responsável pela guarnição, quando solicitado; prestar socorro em época de calamidade pública e em situação de emergência; prestar auxilio na manutenção ou restabelecimento da ordem pública; desenvolver outras atividades correlatas à Secretária Pública dentro da área geográfica do município de Eusébio.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, os subinspetores são guardas que exercem atividades específicas com atribuições de controle, organização, liderança e fiscalização de atividades, que requerem um processo de capacitação diferenciada para que exerçam bem suas atividades. “Com a realização desse curso, estamos proporcionando a promoção de novos subinspetores para que contribuam como nossas ações visando a manutenção da segurança em nossa cidade”, disse.