Eusébio realiza de 20 a 30 deste mês a XIII Campanha de Prevenção às Drogas

quinta-feira | 09/06/2022
A programação da Campanha de Prevenção às Drogas foi definida em reunião com a participação de secretários municipais (Fotos: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, realiza de 20 a 30 desse mês a XIII Campanha de Prevenção às Drogas – Junho Branco, que prevê a realização de várias ações durante esse período com o objetivo de dar visibilidade à prevenção, tratamento, reinserção social e repressão ao uso indevido de drogas. No próximo dia 13 de junho está prevista a votação do projeto pela Câmara Municipal de Eusébio criando a campanha Junho Branco, direcionada para a realização dessas ações informativas relativas ao tema do uso de drogas no município.

Segundo a Assessora Especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, a criação do Junho Branco no calendário oficial do município vai auxiliar na prevenção e na conscientização sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, visando fomentar e viabilizar conversas ou diálogos na sociedade e auxiliar aqueles que estão em uma vida de uso constante de drogas.

A programação foi fechada em reunião realizada nesta quarta-feira (08) no CAPS AD, com a participação de Micheline  Said, dos Secretários Josete Malheiro (Saúde), Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social), Tarcísio da Cultura (Cultura e Turismo), Michel Choquito (Esporte e Juventude), Tamara Holanda (Gabinete), Rejane Sales (Segurança Pública) e técnicos. “Foi uma reunião extremamente proveitosa, resolutiva. Nós conseguimos definir como será todo o trabalho intersetorial com o envolvimento de todas as secretarias na campanha de prevenção às drogas do Junho Branco”, afirmou Micheline Said.

Outro tema definido foi com relação ao programa de redução de vulnerabilidade que vai ser lançado também na campanha e que trata justamente de entender quais são as maiores vulnerabilidades do município. Ela destaca que a ideia é fazer um diagnóstico para pensar nas políticas públicas mais eficazes e que atendam a demanda da população.  Entre as vulnerabilidades, Micheline cita a questão da violência doméstica, a extrema pobreza, a violência gerada por conta do tráfico e o uso de drogas ilícitas. “Definimos também que junto com esse programa lançaremos um APP (aplicativo de celular) que tem como objetivo coletar as informações necessárias para o diagnóstico e para a efetivação do programa de redução de vulnerabilidade ao longo dos próximos meses”, frisou.

Junho Branco

A XIII Campanha de Prevenção às Drogas será lançada no dia 20 deste mês e nos dias 21 e 22 serão realizadas ações preventivas ao uso de drogas nas Escolas do município com uma abordagem educativa entre pares. Já nos dias 27, 28 e 29 de junho as ações acontecerão nas Unidades de Saúde Básica (Postos de Saúde) com ações de intervenções breves junto aos usuários dos serviços de saúde do município.

No dia 27, também acontecerá o lançamento do Programa de Reduçäo da Vulnerabilidade. No dia 29 de junho será realizado o I São João da Prevenção na Escola de Promoção à Vida. No dia 30 de junho, a Prefeitura inaugura o CAPS AD 24 horas. Ainda no dia 30, acontecerá o lançamento do PODCAST da Escola de Promoção À Vida.