Eusébio realiza a I Feira Científica e Cultural

quarta-feira | 29/08/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce), realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 13 horas, a I Feira Cientifica e Cultural do município. O evento teve sua primeira fase realizada em cada escola, nos quatro polos educacionais da cidade – Jabuti, Sede, Mangabeira e Olho D’água. Os alunos apresentaram seus trabalhos e uma comissão julgadora escolheu o melhor para representar a unidade na disputa municipal.

A I Feira Cientifica e Cultural acontece nas galerias da sede da Secretaria de Educação, que fica na Rua Irmã Ambrosina, anexo à Escola Neusa de Freitas Sá e, é aberta ao público. Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II da Seduce, Valdênia Freitas, serão apresentados 17 trabalhos. “A ideia é estimular os alunos a despertarem para os trabalhos científicos. As escolas, através das suas coordenações e professores, se organizaram com os alunos para elaborarem seus trabalhos. A etapa escolar teve início em 5 de março. Nesta fase teremos o melhor projeto de cada unidade escolar”, destacou.

Ela observa que nesta quarta-feira, os alunos apresentarão seus trabalhos oralmente para uma comissão julgadora, para a escolha dos dois melhores que representarão o Eusébio no evento Ceará Científico, que abrange os 184 municípios do Estado.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Frota, no Ceará Científico, o Eusébio concorre na categoria Pesquisa Júnior – Fundamental II. “A pesquisa é multidisciplinar, pode ser na área da química, da matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Queremos despertar nossos jovens para as diversas áreas da ciência. Como as feiras na etapa escolar aconteceram nos Polos, foi possível uma integração entre as escolas e os alunos, que se inteiraram sobre as formas de trabalhar de cada unidade”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que, conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, a ação pedagógica visa incentivar a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo, por meio da vivência do protagonismo estudantil. “A Feira incentiva a construção de projetos que promovam a integração curricular das disciplinas, numa interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social,” ressalta o gestor.