Eusébio realiza II Fórum de Saúde Mental

sábado | 21/09/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou na quinta e sexta-feira o II Fórum de Saúde Mental do município. Na quinta-feira, o evento contou com a palestra “Conhecendo e Debatendo a RAPS” (Rede de Atenção Psicossocial), com a Dra. Maria Verônica Sales da Silva, coordenadora da 1ª CRES. Antes, o Grupo de Teatro Amador do CAPS Geral de Eusébio apresentou a peça “Rouco ou Louco?”. No final da programação da manhã aconteceu a apresentação do Grupo Condutor da RAPS/Eusébio, com a Dra. Olívia Teles.

Já no período da tarde, também na quinta-feira, foram realizados os Jogos Dramáticos, com apresentações de situações comuns vivenciadas na Rede de Atenção Psicossocial, como dependência química, surto psicótico e violência, com o objetivo de avaliar como os profissionais devem proceder em cada caso. Em seguida, foi realizada uma Roda de Conversa, com o objetivo de elaboração de propostas a serem encaminhadas ao Prefeito de Eusébio, Júnior, com o objetivo de aprimorar o atendimento de pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos no município.

Na sexta-feira (20), foram realizados o “2º Festival Tá Todo Mundo Louco, Oba…Por Música!” e a 2ª Mostra Cultural CAPS I/NAEC” na Praça do Pólo de Lazer. Na abertura dos eventos, os presentes ouviram o Hino Nacional tocado na sanfona pelo músico Eudes, do Grupo Forró sem Preconceito, do Eusébio. A coordenadora do CAPS Geral do município, Imaculada Mendonça, destacou que a idéia da Mostra e do Festival é possibilitar um espaço para a apresentação dos talentos ocultos da sociedade, como também combater o preconceito para com as pessoas com transtornos mentais.

Imaculada destacou que a política antimanicomial avançou, mas é preciso ainda trabalhar em favor da humanização do tratamento dos usuários da rede de atenção psicossocial. Ela observou que no Eusébio esse trabalho já vem sendo feito nos diversos equipamentos. Além do CAPS Geral, a rede conta com o CAPS AD (álcool e drogas), com o Núcleo de Atendimento a Meninos e Meninas do Eusébio (Namme), com a Equipe de Inclusão e com o apoio da Associação de Amigos dos Excepcionais (Apae). “Em breve o CAPS AD atenderá 24 horas e teremos o CAPS Infantil”, destacou.

Nas barracas montadas no espaço do evento, o CAPS Geral do Eusébio, Namme/ Apae, Instituto Moreira de Sousa (Fortaleza), CAPS Maracanaú, CAPS Horizonte e o CAPS de Caucaia apresentaram os trabalhos de artesanato confeccionados pelos usuários, dentre os quais quadros em aquarela, artesanato em barro, papel, bonecas de pano e com materiais recicláveis, almofadas, tapetes e bijuterias.

As apresentações artísticas aconteceram em um palco onde os alunos mostraram seus talentos, dentre eles o Balé da Equipe de Inclusão do Naec, o grupo de Dança do Instituto Moreira de Sousa, o CAPS de Horizonte, o grupo Forró sem Preconceito (Eusébio), dentre outras atrações.