Eusébio realiza III Conferência Municipal de Cultura

sexta-feira | 09/08/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta sexta-feira (09) a III Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, com o tema “Uma Política de Estado para Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”. A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Eusébio, Júnior, secretários e demais autoridades.

A Conferência de Cultura tem como principal objetivo propor e discutir políticas públicas para a Cultura a serem desenvolvidas nos próximos anos, como também definir os delegados municipais que participarão da Conferência Estadual, ainda neste ano. O encontro foi aberto pelo secretário de Cultura, Léo Abreu. Ele afirmou que os presentes têm uma missão muito importante durante essa reunião, que é definir o futuro da Cultura no município.

Ele destacou o apoio do prefeito Júnior, que colocou entre suas prioridades, a promoção da Cultura como fator de desenvolvimento do cidadão. “O Prefeito Júnior é uma pessoa de visão, que trabalha com o planejamento em todas suas iniciativas. E na Cultura não poderia ser diferente, por isso hoje temos toda essa produção artística e cultural que eleva o nome do município em todo o Estado”, destacou.

O vereador Tarcísio da Cultura, Presidente da Câmara Municipal de Eusébio e ex-secretário de Cultura do Município, destacou o trabalho que vem sendo realizado nos últimos 8 anos e meio no Eusébio na área de Cultura, a partir da visão do ex-prefeito Acilon Gonçalves e continuada pelo atual gestor, Júnior. “Aqui sempre teve cultura, mas não era trabalhada, lapidada, mas com a chegada de um senhor de visão isso tudo mudou”, disse o vereador referindo-se ao exprefeito Acilon Gonçalves.

Tarcísio falou das dificuldades de apoio e patrocínio, antes das gestões Acilon e Júnior, comparando com a atual situação, onde a Cultura conquistou seu lugar de destaque. “Hoje formamos artistas, músicos, artistas plásticos, dançarinos, cantores, instrumentistas que fazem sucesso mesmo fora de nossa cidade. Mas a Cultura não é só produto do trabalho do artista, ela tem uma expressão maior, de ação, do sentimento e da vida. Hoje contamos com grandes parceiros como a Secretaria de Educação e a Coordenadoria de Comunicação Social, que nos tem auxiliado nesse trabalho de democratizar a Cultura em toda a nossa cidade”, finalizou.

O Prefeito Júnior disse que é difícil alguém não se emocionar com a história dos que fazem Cultura no Eusébio, que iniciou com um grupo de teatro, que não tinha onde ensaiar e mesmo com tantas dificuldades e preconceitos conseguiu se impor e realizar um trabalho reconhecido em todo o município. “O NAEC é uma escola de formação que tem transformado a vida de muitas crianças e jovens. Esse trabalho é de grande importância para a nossa cidade, porque é feito através da união de todos vocês. Com a Cultura, vocês também levam o carinho às pessoas, que recebem como um bem muito caro que transforma vidas e pensamentos.

Por isso, a Secretaria de Cultura e Turismo pode sempre contar com o nosso apoio para a realização de projetos que visem o bem comum. Peço aos senhores que participem dessa conferência e proponham mudanças, exijam equipamentos melhores e dêem sua contribuição para termos uma Cultura Melhor para Todos”, disse o prefeito.

Em seguida foi entoado o Hino Nacional e o Hino do Eusébio, através da Banda de Música com a participação da cantora Graça Santos. A Banda ainda fez uma apresentação bastante aplaudida pelos presentes. Em seguida, foi proferida a conferência magna com o músico Gylmar Chaves que abordou o tema “Uma Política de Estado para Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”. A tarde foi realizado trabalho de grupos, a plenária e escolha dos delegados.