Eusébio realiza III Conferência Municipal de Educação

segunda-feira | 09/07/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduce), realizou a III Conferência Municipal de Educação, no dia 06, na sala de reuniões da Secretaria. Participaram do momento os gestores das escolas municipais, técnicos da Secretaria, professores, pais de alunos e sociedade cível. Foram trabalhados oito eixos que tratam sobre o documento referência da Conferência Estadual, e consequentemente do Fórum Nacional de Educação.

Os eixos trabalhados abordam: O PNE na articulação do sistema nacional de educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; gestão democrática, participação popular e controle social; planos decenais, democratização da educação: acesso, permanência e gestão.

E ainda: educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; planos decenais, políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, desporto, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; planos decenais, valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e planos decenais, financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

A abertura dos trabalhos contou com a palavra da Secretária de Educação, Goretti Frota, que destacou a importância do momento para o planejamento dos próximos anos na área educacional. Em seguida, a mediadora da Conferência, a professora Suzana Frota, que é presidente do Conselho Municipal de Educação de Eusébio, fez a apresentação da equipe de trabalho, formada pelos técnicos: Alekssandra Cavalcante, Pedro Lioba, Liane Frota, entre outros.

A seguir foi realizada a leitura do Regimento da III Conferência e apresentados os EIXOS. Logo depois, os participantes foram divididos em quatros grupos, que ficaram com dois eixos cada para discussão. Após um período de discussões, foram apresentados os resultados das discussões realizadas pelos grupos, que propuseram mudanças. As mesma foram votadas pela plenária. No final, foram escolhidos três delegados e três suplentes para representar o município de Eusébio na CONAE 2018, que será realizado em agosto/2018 em Fortaleza. Os delegados são: Alexandre Alves, Alekssandra Cavalcante e Suzana Frota e os suplentes: Marcia Lucas de Sousa, Maria Francinelsa Fernandes Alves e Clerton José Lima Filho.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância de reunir os profissionais da Educação e a comunidade para a discussão de propostas e melhorias para o setor. “O encontro trata de metas para a melhoria do setor para que possamos ofertar, cada vez mais, uma educação de qualidade aos nossos estudantes. Este é um tema que precisa estar sempre em debate, com a discussão de ideias que solucionem os problemas que ainda possam existir, tornando a escola um ambiente atrativo e de produção do conhecimento”, destacou.