Eusébio realiza III Seminário de Experiências Exitosas Inclusivas

quarta-feira | 04/12/2019

A prefeitura de Eusébio realizou, por meio do Setor de Inclusão da Secretaria de Educação, o III Seminário de Experiências Exitosas Inclusivas no auditório da escola municipal Neusa de Freitas Sá na manhã desta quarta-feira (4). Marcaram presença no evento o prefeito Acilon Gonçalves, a primeira dama Marta Gonçalves, o vereador Tarcísio da Cultura, a secretária de educação Goretti Frota, a coordenadora do setor de inclusão Marcilene Lima, assim como mães, alunos, professores, diretores, coordenadores e psicólogos.

O seminário teve como objetivo promover uma cultura de convivência com as diferenças, fortalecendo a verdadeira inclusão no âmbito educacional no município. O tema foi voltado para a relação do professor no desenvolvimento das potencialidades de alunos com deficiências intelectuais, físicas, auditivas, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As escolas com salas de recursos multifuncionais que realizam atendimento educacional especializado e que participaram do evento foram Francisco Tavares de Abreu, Raul Tavares I, Adelino Bezerra, São Miguel, Paulo Sá, CEI Maria Zuleide Rocha.

Além de os professores apresentarem casos de alunos que são exemplo de experiências exitosas inclusivas, integrantes do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) apresentaram a peça teatral Circo dos Sonhos.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que o seminário demonstra o trabalho árduo da educação de inclusão durante todo o ano e que mais ações estão sendo desenvolvidas pela gestão para promover ainda mais inclusão no município, como a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER). “O mais importante no município é ter uma célula de inclusão que recebe as pessoas que mais precisam. O resultado é ver cada vez mais pessoas diferentes sendo acolhidas em toda a nossa cidade. Vamos inaugurar em breve o Centro Especializado em Reabilitação (CER), com atendimento crônico e atendimento agudo. Nós vamos montar uma grande unidade de apoio ao autista, com uma sala completa”, afirmou.

O gestor ainda disse o Eusébio terá a primeira sessão de cinema destinada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista do estado do Ceará. A ação será mensal, com sala adaptada para 165 lugares.