Eusébio realiza imunização contra Covid-19 das pessoas a partir de 60 anos nesta segunda-feira

domingo | 02/05/2021
Diferentemente da CoronaVac, que tem um intervalo de 28 dias entre as duas doses, a segunda dose da AstraZeneca deve ser aplicada três meses depois da primeira (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, nesta segunda-feira (03), de 8h às 15h, a vacinação dos idosos a partir de 60 anos de idade, com a primeira dose da vacina AstraZeneca. Os idosos nessa faixa etária devem se dirigir aos postos de saúde munidos com os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, e comprovante de endereço.

De acordo com a SMS, as pessoas que estiverem com sintomas gripais não poderão tomar a vacina, portanto, a própria secretaria deverá agendar em breve uma nova data para a imunização. Já os idosos que foram diagnosticados com a Covid-19 só poderão tomar a vacina após 30 dias dos primeiros sintomas. Algumas unidades de saúde estarão entregando fichas para atendimento por ordem de chegada.

Caso o idoso não possa receber a imunização nesta segunda-feira (3), por algum motivo de ordem pessoal, deve comparecer à Unidade Básica de Saúde durante a semana para agendamento da imunização. O Eusébio já aplicou 8.696 doses, sendo 5.552 primeiras doses e 3,144 segundas doses.

AstraZeneca

Diferentemente da CoronaVac, que tem um intervalo de 28 dias entre as duas doses, a segunda dose da AstraZeneca deve ser aplicada três meses depois da primeira. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz a AstraZeneca/Oxford no Brasil, uma dose da vacina já confere uma porcentagem alta de proteção. Uma dose da vacina já tem uma eficácia de 76%, superior a 50%, exigidos pela OMS. De 100 pessoas que tomam a vacina, 76 estarão protegidas a partir do 22º dia da primeira dose.

Mas mesmo com a eficácia alta, é preciso completar a vacinação com a segunda dose, pois esta aumenta a proteção para 81% de proteção. Mesmo depois da primeira dose, a pessoa precisa manter as medidas preventivas (uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos, evitar aglomerações).