Eusébio realiza intercâmbios em Portugal e Espanha para o desenvolvimento do Distrito de Inovação do município

segunda-feira | 22/11/2021
Na Universidade de Lisboa, o Eusébio foi apresentado como protagonista do Programa de Governança Interfederativa – Ceará um Só (Foto: PME/Divulgação)

Em recente viagem à Europa, os secretários Alexandre Cialdini (Finanças e Planejamento) e Eilson Gurgel (Desenvolvimento Econômico) realizaram intercâmbios nas áreas acadêmica e de atração de novos negócios na área de Inovação Tecnológica, nas cidades de Lisboa (Portugal) e Barcelona (Espanha). Em Lisboa, eles participaram de encontros no Instituto Superior de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa, entidade com a qual a prefeitura de Eusébio assinou um termo de cooperação, para formação e capacitação dos servidores municipais.

“Através desse termo de cooperação vamos abrir duas oportunidades. Uma na área acadêmica, ou seja, vamos fazer um processo de avaliação e seleção de servidores e gestores para oportunizar espaços de cursos de especialização, mestrado e doutorado nas áreas de administração pública, ciências políticas e administração da saúde. A outra, é uma linha de pesquisa com a Assembleia Legislativa que reúne municípios, exatamente o que nós estamos fazendo aqui no Eusébio, protagonizando um trabalho com 11 outros municípios. Esse trabalho lá será coordenado junto a Universidade de Lisboa”, frisou.

Já em Barcelona, os secretários participaram do maior evento internacional sobre cidades inteligentes, o Smarts Cities. “Tivemos a oportunidade de contatar com várias empresas que estão operando nessas cidades inteligentes, como a Cisco, em Barcelona. Também tivemos a oportunidade de ver alguns fóruns. Existe um fórum internacional que reúne cidades de toda Europa, o mesmo que o prefeito Acilon tem feito aqui, e criamos um intercâmbio com algumas dessas cidades”, asseverou.

Citou, ainda, a visita feita à empresa pública do Governo da Barcelona chamada Activia Barcelona, que abre espaços para que as empresas possam ser incubadas e também para a gestão pública integrada. Segundo ele, essa empresa fez um processo de transformação exuberante num bairro chamado Poblenou, em Barcelona, hoje referência no campo das cidades inteligentes, denominada de Distrito @ 22 Barcelona. “Eles transformaram um bairro com várias empresas abandonadas em um case de sucesso mundial, em termos de cidades inteligentes.

Os secretários também participaram de uma reunião com Josep Piqué e o Carlos Olsen, consultores que foram contratados pelo governo do Estado do Ceará para montar os distritos de inovação do Estado, em Eusébio e Porangabussu. Com os consultores eles visitaram a universidade de La Salle. “Então esse contato vamos dar prosseguimento agora, porque o Eusébio vai protagonizar a evolução e o avanço do distrito de inovação puxado pela Fiocruz e outras empresas que serão atraídas pelo Polo de Inovação Tecnológica da Saúde aqui do Eusébio”, disse Cialdini.

Pleno êxito

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, a viagem teve pleno êxito e abriu novas portas para o desenvolvimento do Eusébio. “Iniciando por Lisboa, consolidamos o convênio com o Instituto Superior de Ciências Sociais, onde fizemos a exposição sobre a cidade de Eusébio, seus potenciais e vocações. Essa parceria com uma instituição com mais de 115 anos pode gerar intercâmbios importantes para esse processo de internacionalização da cidade”, afirmou.

Destaca que em Barcelona, o evento Smart Cities serviu para conhecer as novidades e o desenvolvimento do Distrito 22 @ Barcelona. “Ficamos surpresos com o progresso do município, com relação a visita anterior que fizemos lá. Também mantivemos vários contatos com investidores importantes e conversamos com os consultores Carlos Olsen e Josep Piqué para darmos uma acelerada no Distrito de Inovação do Eusébio, com base no progresso ocorrido em Barcelona, que teve uma ampla melhoria nas áreas social e econômica, com ampla melhoria na área de urbanismo também. Também acompanhamos outros exemplos de cidades inteligentes do mundo inteiro”, ressaltou.