Eusébio realiza mobilização intersetorial em alusão ao Dia Nacional de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

quarta-feira | 18/05/2022
O evento contou com o apoio da Comissão do Selo Unicef do município (Fotos: Levy Oliveira)

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou nesta quarta-feira (18), no Polo de Lazer Ivens Dias Branco, uma mobilização intersetorial para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Durante o evento foi feito o plantio de girassóis, flor que representa a luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.  O evento foi conduzido pelo mobilizador da juventude Makciel Castro, do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), da Secretaria de Educação do Município, e contou com as presenças dos secretários Júlio César Alexandre (Educação), Josete Malheiro (Saúde), Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social), Sebastião Albuquerque (secretário-adjunto da AMMA), e dos vereadores Silvia Aragão e Nonato Xilito.

Makciel destacou que o tema desse ano é “Violência Sexual contra Criança e Adolescente: A Culpa não é da vítima” e conclamou a todos para bradarem essa frase a plenos pulmões. “O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. E aqui no Eusébio realizamos ações intersetoriais, pois o combate a essa prática tem que ser de todos os atores governamentais e da sociedade civil”, disse, destacando as atividades realizadas por cada secretária e órgão envolvido.

O secretário de Educação Júlio César da Costa Alexandre observou que o segmento da Educação tem muito a colaborar com esse combate e por isso mesmo a pasta está realizando uma serie de atividades para marcar a data. “O combate é uma das referências, mas trabalhamos também com a prevenção para que as novas gerações não tragam no seu DNA a violência que vemos na sociedade. Por isso, acompanhamos a criança dos 6 meses aos 14 anos na nossa rede pública”, frisou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, disse que 18 de maio é um dia histórico para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. “Temos que ter o olhar diferenciado pois são vidas humanas que contam. Que todos nós, pais, professores, profissionais de saúde e de assistência social observem mudanças de comportamento das nossas crianças e adolescentes para que estejam protegidas da violência. E nosso prefeito Acilon e nossa primeira-dama Marta Gonçalves têm esse olhar diferenciado”, observou.

O secretário de Saúde, Josete Malheiro, pontuou que as unidades de saúde também estão engajadas nessa campanha contra a violência e disse que a maior violência na área de saúde é substrair crianças e adolescentes do direito de se vacinarem. Por isso mesmo estamos realizando uma buscativa nos órgãos municipais, uma verdadeira varredura, para identificarmos pessoas que ainda estão com o ciclo vacinal em atraso. A pandemia ainda está aí, não podemos baixar a guarda e a melhor arma é a prevenção,” afirmou.

O secretário-adjunto da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Sebastião Albuquerque parabenizou pela realização do evento e afirmou que a AMMA está à disposição para dar suporte as ações ora realizadas visando o combate e prevenção a essa chaga social que é a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A vereadora Silvia Aragão deu seu depoimento sobre essa problemática. “Quero dar meu testemunho. Fui violentada aos 6 anos de idade. Não é uma situação fácil. Hoje superei. Morava no interior e minha mãe faleceu e nunca contei para ela, a poupei desse dissabor. Passei muito tempo sem querer ir em minha cidade com medo de enfrentar o agressor, mas um dia fui enfrentei. Fui violentada física e psicologicamente. Tem que ter muita atenção. Por isso mães, observem seus filhos e tenham cuidado com quem os deixam, até mesmo com os pais, que muitas vezes são os agressores”, destacou.

Em seguida aconteceu uma apresentação teatral promovida pela Secult e a fala da conselheira tutelar Conceição Ximenes, representando o colegiado. “Precisamos trabalhar em união para enfrentarmos esse problema e peço a todos que denunciem caso presenciem alguma situação. Vidas importam!”, salientou. Falou ainda a presidente do Grêmio Estudantil da Escola Ana Bezerra, Lara Maria que agradeceu a organização do evento. Os alunos e adolescentes do NUCA levaram cartazes com frases misóginas como forma de denunciar o assédio sofrido por mulheres. Ao final da atividade foram plantados girassóis no Polo de Lazer e realizada a construção simbólica de um jardim com a flor símbolo da campanha.