Eusébio realiza mutirão de prevenção em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

quinta-feira | 08/03/2018

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (8), uma campanha de prevenção, com a realização de exames ginecológicos, em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos turnos da manhã e tarde. A ação contou com exames de Prevenção de Câncer de Colo Uterino (PCCU), rastreamento para Câncer de Mama, verificação de níveis pressóricos, entre outros procedimentos.

No Posto do Urucunema, a enfermeira Daiana Craveiro observou que durante todo o dia a unidade ficou aberta para receber as pacientes. “Realizamos ações de prevenção uma vez por semana e agora com essa campanha oportunizamos para que mais mulheres comparecessem ao Posto para verificar como está a saúde”. Foram distribuídas oito fichas no turno da manhã e seis à tarde. A ação foi repetida em todas as unidades de saúde.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, destacou que são fatores de risco para o câncer do colo do útero: a atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, tabagismo, higiene precária e uso prolongado de contraceptivos orais. No caso do câncer de mama, citou o consumo diário de bebida alcoólica, acima de 30 gramais (o equivalente a dois drinks de bebida destilada); o peso excessivo, especialmente após a menopausa e o sedentarismo. “Uma boa alimentação, a atividade física e o aleitamento são considerados os principais fatores de proteção contra o câncer de mama”, destacou.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a melhor forma de prevenir o câncer do colo do útero e de mama é cultivar hábitos saudáveis de vida, que inclua dieta pobre em alimentos gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e nenhum cigarro e vida sexual equilibrada. Outra forma de prevenção é o rastreamento e identificação da doença nas etapas iniciais, quando são seguras as chances de cura. “Anualmente realizamos um grande mutirão no Outubro Rosa com exames de mamografia, no ano passado atingimos 931 mulheres e neste ano vamos repetir a dose para que todas tenham acesso a saúde plena”, revelou.