Eusébio realiza mutirão para zerar fila por cirurgia de catarata

segunda-feira | 15/07/2019

A Prefeitura de Eusébio está caminhando célere para zerar a fila de cirurgias de catarata. O trabalho, iniciado em maio deste ano, já atendeu 61 pacientes que fizeram o procedimento no Hospital Municipal Amadeu Sá. Somente neste mês, 12 pacientes foram operados e, no próximo dia 4 de agosto outros 17 passarão pelo mesmo procedimento.

As cirurgias são realizadas pela médica Natalícia Girão, que tem participado dos mutirões de consultas. Na semana passada, 30 pessoas, que aguardam cirurgias, foram avaliadas para o posterior procedimento cirúrgico. O objetivo desse trabalho é garantir um procedimento seguro e com a qualidade visando melhor atender os pacientes.

Antes do início desse movimento, a fila por cirurgia de catarata, que contava com mais de 100 pessoas e hoje tem cerca de 60, vem sendo reduzida mês a mês. Em maio, quando teve início o mutirão, com apoio do Governo do Estado, foram 49 pessoas beneficiadas. A Prefeitura conta, ainda, com recursos federais, para realizar essa nova fase que deverá zerar a fila pelo procedimento.

Segundo a enfermeira Olívia Teles, coordenadora de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria de Saúde do Município, para ter acesso ao procedimento, o paciente deve ir ao posto de saúde mais próximo de sua cada para ser consultado. “Ele deve levar sua documentação pessoal e com a referência do médico do posto, ele é encaminhado para o oftalmologista que atende na Policlínica de Eusébio, através da Central de Regulação”, pontua.

Após constatada a necessidade da cirurgia, o paciente para marcar o procedimento precisa ter em mãos a referência solicitada do oftalmologista, o hemograma completo, fazer glicemia em jejum e o ecocardiograma (ECG), com laudo. “Também solicitamos documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante residência, além do cartão do SUS”, disse. A Coordenação do Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria fica na sala 3, do Office & Medical Center Eusébio, localizado na Avenida Eusébio de Queiroz, 4808. Atende de 7 as 17 horas.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, destaca que após a conclusão do mutirão de cataratas, os esforços serão voltados para desafogar as demandas de cirurgias de Pterígio, que é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho. “Geralmente tem início na região da córnea mais próxima do nariz, e embora possa ir gradualmente aumentado de tamanho, raramente cresce ao ponto de cobrir a pupila”, destaca. Mário ressalta que em muitos casos ocorre em ambos os olhos simultaneamente. O prefeito Acilon Gonçalves acentua que a Prefeitura vem trabalhando diuturnamente para buscar as melhores soluções para os problemas de saúde dos munícipes. “O Hospital Municipal, com a última reforma realizada, ampliou sua capacidade de atendimento e nosso objetivo e que todos os eusebienses, possam ser atendidos plenamente nas suas reais necessidades de saúde,” conclui.