Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio realiza noite de homenagens ‘in memoriam’ ao empresário Ivens Dias Branco

segunda-feira | 18/09/2017


O município de Eusébio viveu na sexta-feira (15), um dia de festa e reconhecimento a um dos seus mais ilustres moradores e colaboradores – o empresário Francisco Ivens de Sá Dias Branco. O preito de gratidão foi consubstanciado por intermédio de uma Sessão Solene realizada no Polo de Lazer, que leva o nome do homenageado, para a outorga ‘in memoriam’ da Comenda Eusébio de Queiroz, ofertada pela Câmara Municipal com apoio da Prefeitura do Município.


A solenidade contou com as presenças do prefeito Acilon Gonçalves; da vereadora Wanda Morais, presidente da Câmara de Eusébio; do deputado estadual Bruno Gonçalves; do presidente da Companhia do Desenvolvimento do Ceará (Codece) Paulo César Feitosa; da presidente do Conselho de Administração do Grupo M. Dias Branco, Consuelo Dias Branco; doempresário Ivens Dias Branco Junior; o ex-prefeito de Eusébio, Arimatéa Júnior; do presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Eusébio, Celso Rodrigues e do autor da homenagem, vereador Fares Filho.


Presentes também os vereadores França, Paulo César, Chico do Posto, Dadá, Elenilson, Cira, Tarcísio da Cultura, Neila e os secretários municipais Goretti Martins (Educação), Mário Lucio (Saúde), Léo Abreu (Cultura e Turismo), Ivonilde Silva (Gabinete), Roberto Rocha (Governo), Eilson Gurgel (Desenvolvimento Econômico), Ramiro Barroso (Finanças) e Sebastião Albuquerque (Obras), além da vereadora de Fortaleza, primeira-dama do município e Coordenadora de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza, Marta Gonçalves, entre outras autoridades.


Abrindo a solenidade, a presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Wanda Morais, parabenizou o vereador Fares Filho pela acertada homenagem, “pois o senhor Ivens Dias Branco, foi um homem de amplas qualidades. Um homem de grande sensibilidade humana que o qualificam para enobrecer o rol de outorgados com a presente comenda. Raras vezes se vê tanta identidade entre a homenagem e seu homenageado. Poucas situações aproximam o contexto da homenagem, com a trajetória do homenageado. A sintonia entre o outorgado e a cidade do Eusébio está ajustada e abrilhanta a presente sessão. Estou orgulhosa de estar nesta noite entre tantas autoridades e amigos realizando essa merecida homenagem. Certa de que a audiência concorda com o meu sentir. Muito obrigada! ”, concluiu.


Em sua saudação aos presentes, o vereador Fares Filho disse que em nome da Câmara Municipal de Eusébio agradece a presença de todos para prestar uma justa e afetuosa homenagem o ilustre Ivens Dias Branco. “Essa homenagem parte do profundo reconhecimento de todos os vereadores que tiveram oportunidade de conhecê-lo, ou pelo menos, saber da trajetória brilhante do nosso homenageado. Do seu talento administrativo, da fecundidade de sua reflexão filosófica e de sua imensa generosidade. Que Deus alcance a todos nós para que possamos levar adiante essa história à altura da magnitude intelectual e a grandeza moral do nosso agraciado, Francisco Ivens de Sá Dias Branco. Que possamos dedicar com carinho ao belo legado que ele nos transmitiu. Muito obrigado! ” finalizou.


O orador seguinte foi o presidente da Codece, Paulo César Feitosa. “Essa comenda é a maior do município de Eusébio. O vereador Fares Filho e a edilidade, por unanimidade, outorgaram essa comenda ao seu Ivens e merecidamente devemos render as homenagens. Ivens Júnior, você que leva o nome do seu pai e a dona Consuelo, que preside o Conselho da Administração da Companhia, porque essa comenda não se trata em nenhum momento de bajulação. É de reconhecimento mesmo! Nós perdemos as contas de tantas e quantas vezes estivemos na sede da Holding e sempre fomos recebidos com a mais pura fidalguia, com a simplicidade, que era marca do seu Ivens. E ele se dispôs a fazer o que pouquíssimos empresários fazem hoje, quando se fala em interlocução com o setor público – uma parceria, e aqui está o resultado. Uma praça bonita que o seu Ivens idealizou junto com o ex-prefeito Júnior e os técnicos da Prefeitura, do M. Dias Branco e Aphaville, que nos fins de semana é frequentado por mais de duas mil pessoas, com diversas atividades. E hoje estamos rendendo aqui as homenagens devidas a esse grande empresário, que deixou a marca de simplicidade, praticidade e inovação, pois era um homem que estava além do seu tempo,” ressaltou.


O prefeito Acilon Gonçalves, por sua, vez reforçou as palavras de Paulo César ao afirmar que por diversas vezes pôde testemunhar a simplicidade do homenageado em encontrar soluções para as mais diversas questões. “Com sua simplicidade, ele transformava nossas ideias. Quantas vezes estivemos lá para que ele iluminasse nossas ideias. Quando mostramos o projeto de parceria para construir esse espaço, ele acatou de pronto. Muito devemos a Ivens Dias Branco. A memória dele vai estar sempre em nossos corações e no coração da cidade, que dentro e alguns anos terá mais de 200 mil habitantes, devido um sonho do seu Ivens que ele transformou em realidade – transformar a Cidade Nova em uma verdadeira cidade, que hoje e a Cidade Alphaville. Só naquela região, teremos 120 mil moradores. Ao seu Ivens rendo minhas homenagens e as homenagens do povo de Eusébio. Um homem de grande coração humano!” pontuou o prefeito.


Em seguida foi feita a entrega da Comenda Eusébio de Queiroz, à viúva do homenageado, Consuelo Dias Branco, que por sua vez, fez um pronunciamento de agradecimento. Ela saudou os presentes e afirmou que a homenagem é de grande importância para a família Dias Branco. “Faço menção especial ao vereador Fares Filho, que propôs a entrega da Comenda Eusébio de Queiroz ao meu saudoso esposo Ivens Dias Branco, que certamente se sentiria muito honrado, por essa homenagem. Como todos devem saber, o Ivens tinha um enorme carinho pelo Eusébio. Ele escolheu esse município para sediar a maior fábrica da nossa empresa, contribuindo para a economia local e geração de empregos. Hoje, temos muitos colaboradores que residem no município e nos ajudam a fazer da M. Dias Branco, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil. Outra demonstração de apreço do Ivens pelo município de Eusébio foi a parceria firmada com a Prefeitura e com o Alphaville para a reforma do Polo de Lazer da cidade. Uma obra que beneficia a população desse estimado município e que o Ivens realizou com grande satisfação. Afinal, ele foi um homem que sempre valorizou o pensamento coletivo, sempre prezou pelo bem comum. Portanto recebemos a comenda Eusébio de Queiroz em homenagem ao Ivens com muita alegria e gratidão!”, finalizou.


Após o encerramento da sessão, os presentes foram convidados para a inauguração do busto do empresário Ivens Dias Branco, no centro da Praça do Polo de Lazer, que aconteceu ao som da música “Asa Branca”, uma das preferidas do homenageado, tocada pela Banda Sinfônica do Eusébio. O momento foi de muita emoção para a família e todos os presentes. A festa continuou na praça com a apresentação da Banda Marta Cordeiro e bailarinos.