Eusébio realiza nos dias 7 e 8, o Festival Eita! que fortalece as tradições, raízes e identidade nordestina

quinta-feira | 03/10/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo realiza nos dias 7 e 8 deste mês o FESTIVAL EITA! que acontecerá na sede do Núcleo de Artes Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC) e na Praça 23 de junho. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Leo Abreu, o festival tem como objetivo fortalecer a identidade e nordestina, as tradições e as raízes que são a grande força da cultura regional.

Ele pontua que o evento vai possibilitar também criar um diálogo com os profissionais de cada escola, “por isso estamos trazendo um nome de peso, um estudioso da cultura popular do Nordeste, Oswald Barroso, para que possamos dialogar sobre a interface da cultura e da educação. Também vamos trabalhar com essa transferência de saberes e fazeres, por isso estamos trazendo o artesanato local, atrações corporais e o debate, como um todo, para reafirmar nossa identidade e nossas tradições”, enfatizou,

A programação acontece no dia 7, a partir das 8 horas com a solenidade de abertura e Exposição: Artesanias do Eusébio, com curadoria de Adalberto Silva. Os trabalhos ficarão expostos na Sala do Hall do Prédio Maria Estela, no NAEC. Às 9 horas, será iniciada na Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, na sede do NAEC, a Roda de Conversa “A Cultura Popular: uma interface entre a Cultura e a Educação”, tendo como convidados: Oswald Barroso, Paulo do Cararu e Tarcísio da Cultura, com mediação de Rafael Rolim; Às 10 horas, acontecerá a primeira edição do Cine Zé Ferreira (Vida Maria e Shaolin do Sertão), na Sala Maestro Manuel Ferreira (Prédio Maria Estela).

À tarde, iniciando às 14 horas, na Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, acontecerá uma roda de conversa, com o tema, “A Cultura Popular e as Artes: entre a tradição e a tradução,” tendo como convidados Rafael Rolim, Gilvan Rocha e Vanildo Franco e mediação do secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu. Também às 14 horas acontecerá a segunda sessão do Cine Zé Ferreira, com os filmes Calango Lengo e Shaolin do Sertão.

Às 16 horas será a vez da “Oficina 1: Cordel”, tendo como facilitador Gilvan Rocha, que será realizada na Sala José Wilker, no prédio Maria Estela. No mesmo horário na Sala Chico Anysio acontecerá a “Oficina 2: Isogravura”, com Rafael Rolim. Às 18 horas, na Praça 23 de junho, acontecerá o Cortejo de Brincantes, com o Grupo BREU e Convidados. A programação segue, às 19 horas, na Praça do NAEC, com o espetáculo de Teatro – O Boi e a Catirina; às 19h30min será apresentada a coreografia Baianá, com alunos da Escola de Dança Giselle Frota; às 19h40min ocorrerá o espetáculo “A Carta de Zé“, com o Grupo Bico Kids e às 20h será realizado o espetáculo Maracanaú,

No dia 8, a programação começa às 10 horas com o Cine Zé Ferreira, apresentando os filmes Vida Maria e Shaolin do Sertão. A tarde continuará aberta para visitação pública a exposição “Artesanias do Eusébio”, na Sala do Hall do Prédio Maria Estela. As 14 horas, ocorre a segunda sessão do Cine Zé Ferreira traz os filmes Calango Lengo e Shaolin do Sertão. As 16 horas a programação promete balançar o público com o Grupo Forró 100 Preconceito e em seguida, às 17 horas, Aulão de Forró, com Flaylson Rogério, na Praça do NAEC .

À noite, começando as 18 horas, será iniciado um novo Cortejo de Brincantes, com o Grupo BREU e Convidados, na Praça 23 de Junho. Já a partir das 18 horas, na Praça do NAEC, acontecerá um show com o Grupo Pifarada Urbana (Fortaleza), logo depois, as 19 horas, apresenta-se o Grupo Coco do Iguape (Aquiraz); às 19h30min o Caninha Verde do Iguape (Aquiraz) e as 20h, Raul e Ary, com o Forró Bom de Dançar.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que a programação está diversificada e reúne todos os gostos artísticos culturais em um só evento, com apresentações de música, teatro, cinema, oficinas, debates e cultura popular.” Convido a todos os eusebienses a prestigiarem esse evento que está sendo feito com muito carinho por todos os envolvidos’, ressaltou.

As inscrições para o Festival Eita! podem ser feitas pelo seguinte link: https://bit.ly/2OfZa2R