Eusébio realiza o 10ª Festival de Teatro nesta quinta-feira na Escola Profissionalizante

quarta-feira | 31/10/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quinta-feira, 1º de novembro, o 10º Festival da Companhia de Teatro Macunaíma (10º FECTEM). O evento, estava marcado para o dia 27 passado, mas teve que ser adiado por problemas técnicos. O Festival deste ano contou com 24 inscritos, superando a edição anterior quando apenas 8 grupos participaram.

Devido as desistências e desclassificações pelo não cumprimento do regulamento, as peças que irão se apresentar são 17, dentre elas escolares e grupos artísticos do município. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o Fectem é um momento de congraçamento e de aperfeiçoamento dos grupos de teatro do Eusébio e a oportunidade para os novos talentos se desenvolverem.

Na categoria infanto (escolares) seis peças se apresentarão: A Viagem, A Barca do Inferno, A Seca; Até aqui?; Guimirela Cinderela; Os Mortos de Fome. A categoria adulta serão 11 peças: Sherman! O homem que comia vidro; #Divas; A vida em capítulos; Asa Branca; Camortes; Filhos da Seca; Os animais que morrem; Um dia para dizer adeus; Velório, velório meu e Bagaça. O Festival acontece das 14h às 19h, na Escola Estadual de Ensino Profssional Eusébio de Queiroz.

Serão entregues medalhas e troféus aos vencedores na categoria infanto e adulto, para drama e comédia. Os troféus serão para Melhor Figurino; Melhor Cenografia e Melhor Direção. Já as medalhas serão destinadas também para drama e comédia nas categorias infanto e adulto para Melhor Ator e Atriz; Melhor Ator e Atriz coadjuvante e Melhor Ator e Atriz revelação.

O FECTEM, edição 2018, será de caráter competitivo, nas modalidades esquetes, performances e/ou intervenção artística. O prefeito Acilon Gonçalves observa que o teatro, além de ser uma das mais expressivas formas de arte, tem grande importância para desenvolvimento humano, principalmente quanto a melhor percepção e visão crítica, que é fundamental para a formação do cidadão. “Além disse, desenvolve a oralidade, incentiva o trabalho em grupo e estimula a transmissão de sentimentos e emoções”, apontou.