Eusébio realiza o 10ª Festival de Teatro neste mês

quinta-feira | 04/10/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no dia 27 de outubro, o 10º Festival da Companhia de Teatro Macunaíma (10º FECTEM). O evento tem como objetivo gerar oportunidades para jovens talentos de teatro, valorizar as Artes Cênicas, Expressivas e Corporais e fazer a integração entre os diversos movimentos culturais do Eusébio. O Festival quando criado era direcionado para os alunos de Teatro do município e agora abrange a todos os grupos e coletivos de Eusébio.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, esse ano o Festival trará como novidade a categoria Inclusão, com a participação e artistas deficientes físicos e intelectuais. O Festival acontece no dia 27 de Outubro, um sábado, de 14h as 19h, na Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz. As inscrições foram iniciadas na quarta-feira, 03 de Outubro e irão até o dia 22 de Outubro. Conforme o secretário Léo Abreu, as inscrições poderão ser feitas on-line ou em forma presencial na Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio, que fica na Av. Eusébio de Queiroz, 4600, Centro, no Departamento de Teatro, de segunda a sexta-feira, de 10h as 21h.

A Companhia de Teatro Macunaíma teve início em 1996 quando jovens do município de Eusébio, apaixonados pelas manifestações culturais, em especial pelo teatro, formaram um grupo com o objetivo de conversar sobre cultura e a possibilidade de produzir e apresentar alguns espetáculos, e então resolveram criar a Companhia de Teatro Macunaíma – CTM. Inicialmente se apresentavam em Igrejas, com os espetáculos religiosos e encenaram a primeira Paixão de Cristo, evento realizado na praça principal do município, em 1997.

Seus membros participaram do curso de iniciação teatral do Centro Cultural Dragão do Mar, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre as artes cênica, capacitando-se para desenvolver as várias atividades teatrais. A CTM, através das suas principais lideranças, realizou eventos e atividades culturais como: Carnaval Cultural, Festejo Junino de Raiz, Espetáculos e Esquetes Teatrais, com destaque para as esquetes de sinal de trânsito para o Detran Ceará, durante 3 anos; Sindicato dos Bancários, com os espetáculos O Auto da Camisinha; O Caso de Catarina, A Saga de Pintos Matos e Matos Pinto e Vida de Retirante.

A Companhia também se apresentou no Memorial da América Latina, em São Paulo, com o espetáculo “Sons e Sonhos”. Em seguida firmou um contrato com o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará – PROARES II, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, cujo objetivo fundamental foi melhorar as condições de vida e facilitar inserção social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, bem como de seus familiares, além de fortalecer a capacidade de gestão estadual e municipal, principalmente na área social.

Através desse financiamento, a Companhia de Teatro Macunaíma, realizou oficinas de teatro com alunos dos quatro Polos de Atendimento a Juventude: ABC do Parque Havaí, Polo da Mangabeira, Polo do Santo Antônio e Polo do Jabuti, além da sede do município. As oficinas eram destinadas aos munícipes locais e adjacências. Em função do amadorismo, da performance e qualidade técnica dos alunos, era inviável a participação deles em festivais realizados em Fortaleza e cidades vizinhas.

Assim, foi idealizado em 2002, o Festival da Companhia de Teatro Macunaíma – FECTEM, aberto para grupo teatrais dos alunos dos Polos e das Escolas de Nível Fundamental da rede pública, dando oportunidades e espaço para que apresentassem seus trabalhos. O FECTEM 2018, contará com as seguintes categorias: Infanto-juvenil, de 7 até 16 anos, nos gêneros comédia ou drama; Jovens e Adultos, maiores de 16 anos, nos gêneros comédia ou drama; Categoria de Inclusão, nos gêneros comédia ou drama.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até 22 de Outubro de 2018 e poderão ser efetuadas por e-mail; pela internet ou na Secretaria de Cultura e Turismo. Os participantes devem ser maiores de 12 anos. Os menores de 14 anos, deverão obrigatoriamente ser acompanhamento dos pais ou responsável no ato da inscrição, com documento de identificação.

Os documentos necessários são: Cópia do comprovante de residência; Cópia do CPF e RG, ou certidão de nascimento do responsável proponente; ficha técnica do grupo e ou ficha técnica individual (nos casos de monólogos); Ficha

técnica do espetáculo inscrito, com os nomes dos integrantes e suas funções e sinopse do espetáculo inscrito, em meio digital, com no máximo 15 linhas. Caso não haja texto a ser apresentado, o interessado deve encaminhar o roteiro das cenas.

O FECTEM, edição 2018, será de caráter competitivo, nas modalidades esquetes, performances e/ou intervenção artística. O proponente poderá inscrever mais de uma proposta, desde que, os atores em sua maioria simples sejam de grupos diferentes. Os projetos concorrentes não sofrerão qualquer restrição quanto à temática abordada, desde que não caracterizem apologia a crimes previstos em lei.

Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYf6IIC4n_3c9LbkuKje3YGqIEEdcEQT0KYx3J_vECaAWu9g/viewform