Eusébio realiza o VII Painel Peteca

sexta-feira | 15/06/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (16) o VII Painel Peteca. O momento funciona como culminância da ação, onde cada escola faz uma apresentação em forma de arte, seja como música, poema, filme ou peça teatral. A secretária Goretti Frota deu as boas vindas aos presentes, destacando o apoio dos diretores, coordenadores, professores e alunos envolvidos no projeto, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os efeitos nocivos no trabalho infantil.

O Painel Peteca contou com uma comissão julgadora que avaliou os pré-requisitos e quesitos de avaliação de acordo com o regulamento enviado pelo Ministério Público do Trabalho. A comissão foi formada por Kellane Lima da Silva, Marcos Aurélio de Mendonça Soares e André da Silva Lima. Neste ano, o Painel Peteca vai julgar os trabalhos, de acordo com o nível escolar dos alunos. Com isso, mais trabalhos poderão ser enviados para a etapa estadual, ampliando as chances do município mostrar que abraça a luta pelo combate ao trabalho infantil.

A atividade coordenada pelo Departamento de Apoio ao Estudante e pela coordenação do projeto Peteca no Eusébio foi iniciado com a apresentação de um cordel pela Escola Elisbão Pio. Na modalidade “Desenho” apresentaram seus trabalhos: Emanuele Martins com “O Direito de Estudar”, da Escola Evandro Ayres; Milena Pereira da Silva, da Escolas Izídio José Campina, com o desenho “Meu futuro, uma Escola Agora”; Renan Lucas Moura, da Escola Lagoinha, com o tema “O trabalho infantil às cegas da Justiça” e a aluna Maria Eduarda Oliveira, da Escola Mário Sales, com o desenho: “Borracharia não é lugar de criança.”

Em seguida foram apresentados números musicais. Da Escola Neusa de Freitas Sá, se apresentaram os alunos Jeovana Barbosa, Ana Kelvya, Miguel Barbosa e Kaio Edmar com a música “Retrato da Infância”. Da Escola Guaribas, os alunos Ana Beatriz, Ana Júlia, Andressa Estefany, Bárbara Suelen e Monalisa Barros apresentaram a música “Chega de Trabalho Infantil”.

Já as apresentações literárias contaram com as escolas: Santa Clara, onde os alunos Francisco Rian Silva dos Santos e Kailane Gomes que apresentaram o conto “Gilberto, um garoto com sonho de poeta”. Já a aluna

Thayssa Oliveira, da Escola Francisco Tavares de Abreu, apresentou a poesia “Criança Merece Respeito.” A aluna Bruna Menezes, da Escola Josefa Sá, declamou a poesia “Diga Não ao Trabalho Infantil – Lugar de Criança é na escola”. Já as alunas Ana Emilly e Lara Elane, apresentaram a poesia “Criança Triste”.

Pela primeira vez na história do Painel Peteca no Eusébio, três escolas decidiram apresentar trabalhos na modalidade curta metragem. A Escola do Cararu apresentou o curta metragem “Posso te ajudar! Mas não vale me explorar!” dos alunos Antonio Kaik de Sousa, Bruna Silva, Elvis Eduardo, Samara Rodrigues e Isabelli Cristina.

O segundo curta metragem foi “Eu sou um erro” dos alunos Maria Eduarda, Lanna Excelente, Maria Clara, João Victor, Ruan Victor, Davi, Ana Vitória e Thaiane, da Escola Erotides Melo Lima. O terceiro filme foi “A Emocionante História de Yuri e Igor”, das alunas Maria Clara, Régia Vitória e Ingrid Bergman, da Escola João de Freitas Ramos.

Na modalidade Esquete Teatral a Escola Eduardo Alves Ramos apresentou a peça “Minha Jornada, Minha Vitória”, com os alunos Luiz Fernando, Luanna Isnaya, Gabriel Matias, Cibelly Sousa, Lavínia da Silva, Hyandra Sara, Maria Vitória, Hellano Sousa e Kayrlan de Paiva. A segunda esquete “Um pesadelo infantil” foi levada ao palco do auditório da Escola Neusa de Freitas Sá pelos alunos Lara Paula, Luiza Loyslene, Vitória Sá, Evandro de Sousa, Luan Santos, Ana Clara, Rebheka Kelliny, Maria Jeovana, Wanderson Rodrigues e Kailane Abreu, da Escola Elisbão Pio.

O evento foi encerrado com a esquete “Peteca TV” da Escola Raul Tavares Cavalcante II com os alunos Jordânia Lívia, Emilly Sousa, Francisco Gustavo, Maria Fernanda, Francisco Maicon, Fernanda Basílio, Danielly Ferreira, Thiago Hítalo, Francisco Gustavo e Ryckellme Teixeira. Os resultados serão divulgados posteriormente.