Eusébio realiza o VIII Painel Peteca

terça-feira | 25/06/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (25) o VIII Painel Peteca (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente). Os alunos das escolas municipais apresentaram trabalhos em desenho, música, conto, poesia e curta metragem. Os trabalhos foram julgados de acordo com as séries dos alunos, que foram divididos em três grupos. O Grupo 1 é formado por alunos do 4º ao 5º ano; grupo 2 pelos do 6º e 7º ano e o grupo 3 por alunos do 8º e 9º ano.

Os alunos do Grupo 1 trabalharam a temática “Trabalho Infantil”; os Grupos 2 “Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem profissional”, e o grupo 3, atuou nas duas temáticas ou escolheram uma delas. A comissão julgadora foi formada por Socorro Sobrinho, do SINE; Makciel Castro, do Conselho Tutelar e pelo aluno Gabriel França.

A primeira categoria avaliada foi desenho. A Escolas Elisbão Pio apresentou o trabalho “Criança tem direito de estudar e ter lazer, trabalhar só quando crescer,” da aluna Ana Alanis Silva Oliveira; A Escola Mário Sales, trouxe o desenho “O Peso da Vida nas mãos de uma criança” do aluno Ryan Fernandes Soares; A Escola Neusa de Freitas Sá, por sua vez, expôs o trabalho “Rumo à profissionalização” dos alunos Abraão Maciel da Silva e Paloma Pessoa de Almeida.

Apresentaram-se, ainda, a Escola das Guaribas com “Trabalho Infantil, das alunas Lisiele Vitória e Gisele Socorro; a Escola Raul Tavares II, com “Toda Criança tem o direito de ser criança”, dos alunos Maria Alícia de Sousa Sales e Kauã da Rocha Freitas e por fim a Escola São Miguel, com “Escravidão Mascarada” da aluna Isadora Lucas Pereira.

A categoria seguinte foi música, com apresentações dos alunos Ana Karen, Kamyla Vitória, Ketley Lima, Luís Gabriel e Matheus Silva, da Escola Eduardo Alves Ramos, com a música “Jovem Aprendiz”. Em seguida foi a vez dos alunos Lucibelly de Souza, Ana Kelly da Conceição. Cleidiane Ribeiro, Kailane Moreira e Yasmin Silva, com a música “Sou Criança” e por fim a aluna da Escola da Lagoinha, Maria Eduarda Lima, apresentou a música “Herói Invisível”.

Em seguida foi a vez dos trabalhos literários. Na categoria conto, a aluna Adreina Vitória, da Escola Evandro Ayres de Moura, apresentou “Um Jovem Aprendiz”; Luana Araújo, da Escola Izídio José Campina, apresentou o conto “O mundo sem cor”; pela Escola Erotides Melo Lima, os alunos Rayssa Karen e Francisca Eduarda, expuseram a poesia “Criança é Esperança”; e da Escola Paulo Sá, o aluno Anderson Lopes declamou a poesia “Criança não Trabalha, criança dá trabalho!”

Da Escola Santa Clara, Isabelly Nunes apresentou a poesia “Um adolescente tem o seu direito”. Fechando a categoria, a aluna Tamires Leite, da Escola Francisco Tavares de Abreu, apresentou a poesia “O adolescente não corre perigo.”.

A última categoria apresentada foi curta-metragem com duas escolas na disputa. A Escola do Cararu, grande campeã municipal e estadual do ano passado e vice-campeã nacional, apresentou o filme “Jeito de Criança, Trabalho de Adulto”, dos alunos Anderson Rodrigues, Lindsey Silva; Emanuel Gomes, Maria Itaiane Facundo, Weliton Danilo. Já a Escola João de Freitas Ramos apresentou o filme “Criança na Escola e Adulto no Trabalho”, das alunas Ana Carolina Lopes, Elyne Alves, Estephany Monte, Glória Acácio e Tatiana Nascimento.

Os vencedores foram os seguintes: Modalidade Desenho:
Vencedor do Grupo 1 – Escola Elisbão Pio
Vencedor do Grupo 2 – Escola Neusa de Freitas Sá