Eusébio realiza oficina para gestores municipais para a elaboração do Plano de Mudanças Climáticas

sexta-feira | 05/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realizou, nesta quinta-feira (04), a oficina de lançamento do projeto ANDUS, direcionada para os gestores municipais, em apoio a agenda nacional de desenvolvimento urbano sustentável. O objetivo, segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, é elaborar uma metodologia de trabalho para a construção do Plano sobre Mudanças Climáticas de Eusébio (EUSÉBIOCLIMA). “Esse processo objetiva o aprimoramento das estratégias de desenvolvimento sustentável, bem como a implantação da Política de Mudanças Climáticas de Eusébio”, disse.

O EUSÉBIOCLIMA é fruto da parceria realizada entre a Prefeitura de Eusébio e a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, em cooperação com a Deustsche Gesellschaft fur Internationale Zusammebarbeit (GIZ) GmbH (Agência Alemã de Cooperação Internacional).

O Eusébio foi escolhido para receber o projeto, na categoria de pequeno porte inserido em Região Metropolitana. “Vamos fazer um raio x do município para planejar o desenvolvimento sustentável para os próximos 30 anos. Esse projeto inverte o que ocorre geralmente no País, pois vai ser base para a elaboração do projeto nacional. Anteriormente as políticas vinham de cima para baixo. Cremos que com essa nova sistemática, o plano será exitoso pois partirá da base”.

Fernanda Capdeville, representando o Ministério Desenvolvimento Regional, disse que o projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente com a Prefeitura de Eusébio e o Governo Alemão. “O projeto vem agregar. Por isso que estamos em contato direto com os municípios, que é onde surgem as necessidades. Temos cinco municípios escolhidos, o Eusébio está selecionado como região de pequeno porte em área metropolitana. Vamos trabalhar a agenda 2030 e de planejamento urbano, que indicam um desenvolvimento integrado. Essa é uma oportunidade de rever os paradigmas”, pontuou

O representante da Agência Alemã de Desenvolvimento Guther Wehenpohl destacou o interesse do Governo Alemão em investir no município de Eusébio com o objetivo de trabalhar com as mudanças climáticas. “Esse tema não tem fronteiras, é global, de interesse de todo o mundo. É um elemento de interesse comum. O governo disponibiliza o recurso e uma empresa do próprio governo executa a implantação. Temos que trabalhar no contexto urbano, que é um tema transversal, que tem que ser considerado e não como elemento a parte”, frisou. Ele destacou que os municípios selecionados representam todos os municípios brasileiros, “os recursos são limitados para atender os mais de 5 mil municípios do país, mas o projeto piloto nos mostrará a melhor forma de trabalhar no contexto geral”, asseverou.

O prefeito Acilon Gonçalves disse que na semana passada o Eusébio foi escolhido como um dos quatro municípios brasileiros convidados para fazer um treinamento no combate ao uso de drogas. “O Eusébio tem sido reconhecido como o município que vem colaborando com projetos e programas nacionais e estaduais. Os outros escolhidos foram: São Paulo, Brasília e Fortaleza, e nossos técnicos já passaram por um treinamento da Assembleia Legislativa”, ressaltou

Disse que agora o município foi selecionando para receber o projeto ANDUS. “Hoje estamos aqui com os gestores do município, que decidiram ser parceiros e ativos nesse processo, por isso quero agradecer a todos. Esse é um momento de grande importância para nós ao iniciarmos esse processo de elaboração do plano de mudanças climáticas, pois estamos na fase de conclusão do plano diretor. Nós que somos municipalistas tradicionais, entendemos que a célula de desenvolvimento do Brasil é o município. É daqui que se extrai todo subsídio para a formação de uma grande nação. Estamos aqui buscando a sustentabilidade do Plano Diretor, em todo seu viés, pois o desenvolvimento urbano só pode ocorrer com sustentabilidade”, concluiu.

Durante o evento, o prefeito Acilon Gonçalves assinou o termo de cooperação técnica com o Governo Alemão para a elaboração do Plano Municipal de Mudanças Climáticas.