Eusébio realiza oficina sobre gestão do Fundo Municipal do Idoso para 17 municípios

quinta-feira | 14/03/2024
Prefeito Acilon fala na abertura da reunião (Fotos: Levy Oliveira/PME)

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) realizou, nesta quinta-feira (14/03), no auditório da Fiocruz, sua segunda reunião ordinária, ampliada, pois contou com a participação de representações de 17 municípios. O tema do encontro foi “O Fundo Municipal da Pessoa Idosa como estratégia de ampliação dos recursos destinados a garantia dos direitos da pessoa idosa”. A primeira-dama de Eusébio Marta Gonçalves estive presente no encontro.

Segundo a presidente do CDMI, Jadir de Sousa Pontes, o encontro teve como objetivo realizar uma capacitação para os representantes dos conselhos de idosos dos municípios, quanto a gestão e captação de recursos para o Fundo Municipal do Idoso. Ela observa que dos 184 municípios do Ceará apenas 78 contam com conselhos municipais ativos e apenas 52 possuem lei de criação do Fundo Municipal. Esse levantamento foi feito pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, no ano de 2021. “Fomos provocados pela Primeira-Dama Marta Gonçalves a realizarmos essa oficina para repassar nossa experiência e convidamos os conselhos de alguns municípios, que se fizeram presentes”, disse.

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Eusébio

A oficina foi ministrada pelo secretário-geral dos Conselhos, Armando de Paula e pelo representante do ITEVA, Anderson Pires. “Ao mesmo tempo, apresentamos nossas políticas públicas para os idosos e distribuímos a terceira edição da cartilha que traz toda legislação municipal referente ao idoso e o estatuto do idoso”, frisou.

Participantes

Participaram da oficina a prefeita de Beberibe, Michele Queiroz e as representações dos municípios de Aquiraz, Baturité, Beberibe, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Guaramiranga, Horizonte, Icapuí, Itaitinga, Mulungu, Paraipaba, Pacatuba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e Tururu.